Ex-colaboradores do Finibanco em greve
Antigos colaboradores do Finibanco, agora a trabalhar no Montepio Geral, protestaram ontem, no Porto, contra a sua transferência para Lisboa – uma medida que afecta 200 trabalhadores. E deram, assim, início a uma greve que não tem data de conclusão prevista, avança a agência Lusa.
Segundo Mário Mourão, presidente do Sindicato dos Bancários do Norte, já estão a ser preparadas acções judiciais contra a transferência dos trabalhadores.
“Recebi uma carta para me apresentar hoje em Lisboa, uma vez que o serviço que estava a desempenhar em Rio Meão foi deslocado para Lisboa e, portanto, era essa a alternativa que eu tinha. Ou essa ou a rescisão”, afirmou Jorge Macedo, um dos trabalhadores presentes no protesto que trabalha há 39 anos no sector bancário e vive no Porto há 50.
A mudança está ser feita de forma faseada, mas os sindicatos mostram-se contra a medida.
“A transferência deve-se ao facto – desde sempre comunicado aos colaboradores que integravam o Finibanco – de ser necessário integrar as equipas e responder às necessidades orgânicas e operacionais da instituição”, explicou fonte oficial do Montepio Geral à agência Lusa.