Campanha solidária: IPSS tornam-se produtoras de energia

“Usar bem a energia é um dever de cidadania” é a campanha de sensibilização, promovida pela CERTIEL (Associação Certificadora de Instalações Eléctricas), que vai oferecer unidades de microprodução a 30 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Fotografia de dan

Esta oferta permitirá às instituições de solidariedade social beneficiar do pagamento mensal do valor de energia vendida à rede. «Estas são instituições de solidariedade que se debatem muitas vezes com gravíssimas situações financeiras, e quisemos por isso fazer uma oferta que trouxesse benefícios não só hoje, mas ao longo do tempo», afirma Carlos Ferreira Botelho, director-geral da CERTIEL.

As unidades de microprodução permitirão às IPSS serem produtoras de energia eléctrica. A energia produzida pelos painéis solares fotovoltaicos, que convertem a energia da luz do sol em energia eléctrica, será toda vendida à rede, que pagará mensalmente o valor dessa electricidade às IPSS. «Desta forma também estas IPSS contribuirão para a sustentabilidade e eficiência energética do País, no que toca à importação de electricidade e à dependência externa, ao mesmo tempo que evitam a libertação de toneladas de CO2 para a atmosfera», explica Carlos Botelho.

Para o apuramento das instituições a CERTIEL contou com a colaboração da associação ENTRAJUDA, que seleccionou, com base num conjunto de critérios de ordem técnica, as IPSS contempladas com as unidades de microprodução. Para a selecção da entidade instaladora a CERTIEL lançou um concurso, sendo que a seleccionada foi a Enforce – Engenharia da Energia S.A., sediada na Covilhã.