Mar: potencial para gerar emprego

O mar tem potencial para gerar novos postos de trabalho. Esta é uma das principais conclusões da segunda edição do LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar, onde é sublinhada a importância do mar como escola de talento e de competências base que podem ser aproveitadas em todos os sectores.

De acordo com o inquérito efectuado pela PwC, a diversas personalidades ligadas à economia do mar, conclui-se que o mar tem uma grande capacidade de gerar emprego em Portugal, sendo que 95% dos inquiridos considera que a capacidade empregadora do sector é razoável, boa ou muito boa. Para além desta capacidade de gerar emprego, o mar é também uma escola de talento e de competências base.

De acordo com Miguel Marques, Economy of the Sea Executive director da PwC: “Uma das conclusões do inquérito efectuado é que competências como a liderança, o trabalho em equipa, a flexibilidade e a proactividade são muito desenvolvidas nas pessoas que trabalham no mar, o que se explica pela complexidade do trabalho desempenhado, sem margem para errar, pelo contacto com diversas realidades e culturas, bem como pela excelência das escolas ligadas ao mar. Estas competências podem ser aproveitadas, não só pela economia do mar, como por todos os sectores da economia nacional”.