Como causar boa impressão?

Investigadores da Universidade de Nova Iorque descobriram que tomamos 11 importantes decisões sobre uma pessoa nos primeiros sete segundos do encontro, segundo a Forbes.

Para um negócio correr bem, as primeiras impressões são cruciais. Enquanto não podemos impedir as pessoas de tomarem decisões inesperadas, neste ponto o cérebro humano dispara como um mecanismo pré-histórico de sobrevivência, podemos entender como é que estas decisões podem ser tomadas para funcionarem a nosso favor.

As primeiras impressões são mais influenciadas por sinais não-verbais do que pelos verbais. De facto, os estudos demonstram que os sinais não-verbais tiveram um impacto quatro vezes superior do que qualquer coisa que seja dita.

Sete formas não-verbais de causar uma boa impressão:

Adapte a sua atitude: As pessoas detectam as atitudes instantaneamente. Antes de virar-se para cumprimentar alguém, entrar na sala de reuniões, ou entrar em palco para fazer uma apresentação, pense na situação e tome uma atitude consciente sobre a atitude que pretende personificar.

Endireite a sua postura: O estatuto e poder são demonstrados de forma não-verbal pela altura e pelo espaço. Permanecer direito, puxar os ombros para trás e manter a sua cabeça direita são sinais de confiança e de competência.

Sorria: Um sorriso é um convite, um sinal de boas vindas, significando que é “amigável” e “não-hostil”.

Mantenha o contacto visual: Olhar para os olhos de alguém transmite energia e indica interesse a abertura. Dica: Para melhor o contacto visual, saiba quais as cores de olhos de todas as pessoas que conhece.

Levante as suas sobrancelhas: Abra os seus olhos ligeiramente mais do que o normal para similar o “flash de sobrancelhas” que é o sinal universal de reconhecimento e agradecimento.

Dê um aperto de mão: Esta é a forma mais rápida de estabelecer ligação. E também é a mais efectiva. A pesquisa demonstra que é necessário uma média de três horas de interacção contínua para desenvolver o mesmo nível de ligação que pode ser alcançado com um simples aperto de mão.

Incline-se ligeiramente: Inclinar-se ligeiramente demonstra que está envolvido e interessado. Mas lembre-se de respeitar o espaço da outra pessoa. Isto significa que, em muitas situações de negócio, deve manter-se pelo menos a meio metro do seu interlocutor.

Todos os encontros, de conferências a reuniões, a sessões de treino a almoços de negócio, representam uma oportunidade para conhecer pessoas, estabelecer ligações e expandir os seus contactos profissionais ao causar uma primeira impressão positiva. Tenha isto bem presente: Só tem sete segundos para causar uma boa primeira impressão, mas se gerir bem as dicas, sete segundos vão ser mais do que o necessário.

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