Saiba quais são as funções mais bem pagas no Retalho (salário pode atingir os 84 mil euros ano)
O estudo anual da Michael Page sobre as principais tendências do mercado de trabalho para o próximo ano para quadros executivos em empresas de grande dimensão revela que observou-se instabilidade em 2024, no que diz respeito aos processos de recrutamento e selecção no sector de Retail, com processos onde imperou a urgência e que foram fechados em menos de uma semana, e cancelamento de outros devido a perdas de investimento ou alterações na estratégia.
Num contexto de mercado igualmente atípico, com a entrada contínua de empresas novas em Portugal e crescente expansão das existentes, são cada vez mais os perfis de sede que vêm o Retalho como um sector muito atractivo, de rápido crescimento e onde a aprendizagem é diária, pelo ritmo a que os temas exigem ser trabalhados. Este foi um ano em que, a este nível, foram recrutadas várias posições analíticas, de CRM e estratégia.
Não obstante, do ponto de vista da retenção, é na operação que se verifica o maior índice de rotatividade e onde as empresas têm de colocar o seu foco. Em 2024 foi visível o esforço que as empresas fizeram para corresponder às expectativas de remuneração por parte dos profissionais, mas ainda assim existem condicionalismos relacionados com a estabilidade de horários e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Relativamente à remuneração, nas funções de Compras, o Retail manager pode ganhar entre 42 e 70 mil euros, enquanto nas funções de Operações no retalho alimentar e especializado de grande dimensão, a remuneração máxima de 84 mil euros cabe ao director Comercial de Retalho. Nas funções de Operações na área da restauração, o director pode auferir até 70 mil euros.