A crescente importância da Comunicação nas empresas

Por Ricardo Florêncio

 

É um tema muitas vezes secundarizado nas organizações. Não é considerada uma das prioridades, nem muitas vezes está no topo das preocupações. Erro crasso. Hoje em dia, é cada vez mais importante. Uma comunicação clara, transparente e sincera evita e resolve muitos dos problemas que se vivem dentro das organizações. Pelo contrário, uma ausência dessa comunicação, ou uma má comunicação, cria e multiplica esses mesmos problemas, abrindo espaço para rumores, incertezas, insegurança e desmotivação.

A comunicação nas empresas é um pilar fundamental para o seu bom funcionamento e crescimento sustentável.

No contexto actual, caracterizado por rápidas mudanças, um nível concorrencial muito elevado e uma pressão muito elevada sobre as empresas e os seus colaboradores, a clareza e a transparência na comunicação tornaram-se essenciais para garantir alinhamento, confiança, trabalho em equipa, e para aumentar a produtividade. A comunicação interna deve ser vista como um dos principais instrumentos para alcançar estes resultados. Ela é determinante para que todos os colaboradores compreendam a orientação da empresa, a sua estratégia, os objectivos e os porquês de algumas das decisões. Permite que cada colaborador perceba o seu papel, a sua contribuição, e o que se espera dele.

Quando os colaboradores sabem o que está a acontecer na empresa, seja em termos de mudanças estruturais, novos projectos, conquistas ou até desafios, sentem-se mais envolvidos e mais disponíveis.

E sim, a Comunicação deverá ser uma das principais áreas de actuação no mundo da Gestão de Pessoas.

Editorial publicado na revista Human Resources nº 173, de Maio de 2025

Ler Mais