A importância de uma visão holística na prevenção e promoção da saúde dos colaboradores
Nesta People Talks, Teresa Bartolomeu, Responsável pela Oferta de Saúde do Grupo Ageas Portugal, e Rui Catarino, manager Reward & Recognition e Organisation Effectiveness da Vodafone Portugal, falam-nos da importância da saúde na estrutura das empresas.
Através do Programa Empresa Saudável, a Médis apresenta uma solução pensada para as médias e grandes empresas, com condições comerciais adaptadas às necessidades do segmento Corporate. Na ordem do dia, e principalmente depois dos dois anos de pandemia que obrigaram a uma adaptação a novos paradigmas de trabalho e sociais, a prevenção e promoção da saúde no contexto laboral passou a ser ainda mais prioritário.
«No final, o que pretendemos é ter ganhos em saúde. E a melhor forma de o conseguirmos é termos a ambição de implementar uma cultura de empresa saudável, que é tratar a saúde como se tratam outras áreas de negócio, ou seja, ter uma estratégia para esta implementação, como acontece com a definição de objetivos e métricas de avaliação dos resultados. Desta forma, conseguimos fazer um diagnóstico, fazemos uma implementação com base nesse diagnóstico e, depois, vamos avaliando o que são as sucessivas acções que vamos fazendo e que impacto isso tem na motivação dos colaboradores», adianta Teresa Bartolomeu.
Do lado das empresas, ter um seguro que se preocupa com a promoção da saúde do colaborador é fundamental para o bem-estar físico e mental dos trabalhadores e, consequentemente, para a viabilidade da empresa. De acordo com Rui Catarino, «a prevenção é essencial porque quanto maior for a prevenção, menor é a probabilidade de o colaborador estar ausente da empresa, e quando falamos de empresas que estão em mercados competitivos, toda a taxa de absentismo é crítica.»
Sabendo que muitas das questões levantadas durante o contexto pandémico se vão manter no futuro, Teresa Bartolomeu chama, ainda, a atenção para a importância da integração da saúde nos pilares da estrutura empresarial. «Para as empresas, a vivência de uma empresa saudável tem que ser integrada na sua própria cultura e fazer parte do seu sucesso. Tem que ter como base uma abordagem holística, ou seja, não podemos só pensar em promover a saúde daquilo que é visível; temos também de pensar na saúde mental dos colaboradores e ter uma visão global desta cultura.»
Veja a entrevista na íntegra, aqui: