A importância do job description no recrutamento e selecção

Job description ou descrição do cargo, é uma tarefa muito mais complexa do que parece. É o ponto de partida para qualquer processo selectivo. Mas mais do que a sua função para a empresa, a descrição de vaga ajuda a formar na mente do candidato uma imagem determinante, na qual vai basear a decisão de se candidatar ou não à vaga, explica o site Empregare.

Muitos profissionais de Recursos Humanos ainda olham para job description como uma mera descrição do cargo disponível e das funções que o futuro colaborador irá exercer. Isso é um erro. Eles não reconhecem todas as funções da descrição de cargos. Num mercado em que a inteligência agregada faz toda a diferença, a job description tem em seu ADN muitas informações e intenções.

A correcta descrição do cargo pode importante num mercado cada vez mais competitivo, pois pode ter grande poder de atracção e de comunicação, expressando qual a marca empregadora da organização bem como os valores, posicionamento e identidade da empresa.

A descrição de cargo serve para atrair os talentos desejados, e para que a empresa seja a escolhida pelo candidato certo.

Investir em job description? Sim!

É fundamental criar job descriptions claras e transparentes, com o maior número de informações possível que levem o candidato a compreender a cultura da organização. A descrição do cargo é um recurso de gestão importante, para que as lideranças possam efectivar estratégias condizentes e alinhadas com os seus propósitos.

Outra função da descrição do cargo é a coerência quanto ao trabalho desenvolvido pelas equipes de Recursos Humanos. Diferentes profissionais de Recursos Humanos não podem interpretar de formas distintas a mesma descrição de uma vaga. Por isso, é preciso que seja clara e objectiva, tornando processo mais ágil, assertivo e económico.

Além das funções práticas e estratégicas,  a job description é divulgadora da marca e apoia o employer branding. Com uma comunicação corporativa estratégica e atraente, a descrição do cargo apresenta ao futuro candidato uma oportunidade altamente desejável de fazer parte de uma corporação que é referência no mercado.

A job description funciona como uma acção de marketing da empresa e deve ser desenvolvida de forma estratégica. Leva ao público a cultura organizacional, apresenta ao candidato a função, as vantagens e quais os benefícios, servindo de suporte quando existem dúvidas funcionais.

Job description e valorização profissional

Outro aspecto importante da job description é a valorização profissional, uma vez que constitui um compromisso da empresa para com os profissionais que procura e contrata, contribuindo para o desenvolvimento da sua carreira ao focar aspectos que baseiam o desenvolvimento e actualização da função.

Composição da job description

  • A descrição de cargo traz informações gerais e específicas sobre a função a ser desempenhada e deve condizer com a estrutura de cargos e salários da empresa.
  • Deve apresentar uma resenha sobre a empresa contratante, com a sua história e posicionamento no mercado, produtos e serviços, clientes e objectivos. O texto deve ser claro e dinâmico, sem negligenciar os aspectos de atracção.
  • A job description é uma ferramenta de apoio da cultura organizacional pelo que deve inclui-la na descrição. Falar de valores, visão do negócio e missão é algo sugestivo. Na descrição, pode-se ainda focar aspectos da cultura organizacional, para encantar e atrair os candidatos correctos.
  • As características técnicas exigidas para a adequação profissional é outro ponto essencial na descrição da cargo. Já as características do perfil comportamental – com detalhes sobre akills e competências – pode ou não aparecer na descrição.
  • A job description deve incluir as responsabilidades a serem desempenhadas pelo profissional, as quais estão vinculadas às remunerações e benefícios, como também ao plano de carreira.
  • A comunicação corporativa e o estilo escolhido pela empresa deve ser padrão, inclusive na hora de desenvolver a job description. A forma como se comunica diz muito sobre a empresa e vai atrair determinado tipo de público. Quando a linguagem é bem escolhida e aplicada, destaca-se perante a concorrência e tem mais hipóteses de atrair os candidatos certos. Ser directo, transparente e conciso são aspectos que devem ser privilegiados em qualquer estilo de redacção.
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