A importância do storytelling para os líderes
Quantas vezes um líder não precisa de recorrer a uma boa história para transmitir uma mensagem, influenciar e inspirar? A fundadora do site Executiva, Isabel Canha, e a mãe, Carminda Canha, reuniram um conjunto de 18 histórias reais, capazes de inspirar a ser um melhor líder, um melhor profissional, uma melhor pessoa.
«Storytelling para líderes» reúne 18 histórias comentadas, que ajudam a transmitir mensagens relevantes como a importância de ter um propósito, como a concorrência nos torna melhores, ou sobre a importância de ter objectivos claros para atingir as metas.
Às histórias segue-se um comentário e citam-se livros, esperando espicaçar a curiosidade e, no final, as citações e os aforismos sintetizam ou ampliam a essência da mensagem transmitida.
Um dos líderes empresariais mais excêntricos, Richard Branson, fundador da Virgin, revela: «O storytelling é tão velho como a fogueira e tão recente como um tweet. Qualquer que seja o meio – em pessoa, nas redes sociais, através de cartas à antiga, por telefone ou email – não há nada mais eficaz e que mais nos afecte do que o storytelling».
Nas palavras de Seth Godin, um dos especialistas de marketing mais bem cotados: «As pessoas não compram bens ou serviços. Compram relações, histórias e magia».
Isabel Canha afirma «este livro é um projecto que estava há mais de cinco anos na gaveta. A ideia foi ressuscitada durante a pandemia da COVID-19, quando percebi que, pedindo ajuda à minha mãe para pesquisar e escrever algumas histórias, seria uma forma de a manter ocupada durante os dias a fio em que não pôde sair de casa e de eu própria ganhar incentivo para terminar este livro. Temos de saber tirar o melhor proveito das situações, poderia ser a moral de uma das histórias do livro».