A maioria dos portugueses confia no mercado de trabalho

A confiança dos profissionais portugueses no mercado laboral tem vindo a aumentar nos últimos seis meses, passando de 53,5% no penúltimo trimestre de 2019 para 57% nos últimos meses do ano. Esta é uma das conclusões do Índice de Confiança Profissional da Michael Page. Conheça as restantes.

 

Com base nesta análise trimestral, a criação de emprego deverá seguir em alta em 2020, com uma dinâmica esperada para o mercado laboral em setores como as tecnologias de informação, áreas financeira e jurídica, além da indústria, marcados pelo crescimento da digitalização.

O Índice de Confiança Profissional da Michael Page mostra ainda que 55,3% dos profissionais considera a actual situação do mercado de trabalho em Portugal favorável. Também neste aspecto, 57,6% dos profissionais acredita que poderá mudar de emprego em menos de três meses.

Destaca-se ainda a ambição de maior equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal como um dos principais desejos dos portugueses, que no final de 2018 foi manifestado por 44% das pessoas e no final de 2019 aumentou para 92,6% dos candidatos, aumentando progressivamente ano após ano. Em finais de 2016, a percentagem de trabalhadores com esta ambição estava apenas nos 40%.

Neste contexto, a flexibilidade, com a possibilidade de trabalhar a partir de casa alguns dias por mês, é um aspecto referidos por 53% dos profissionais.

O Índice de Confiança Global da Michael Page, analisa a percepção de candidatos a oportunidades profissionais em vários países.

Ler Mais