A nova Capital Europeia de Inovação é portuguesa
Depois de Lisboa em 2023, que foi consagrada Capital Europeia de Inovação, desta vez foi a cidade de Braga que conquistou o título de “European Rising Innovative City”. Este reconhecimento deu-se na 10ª edição dos Prémios Europeus de Capital da Inovação (iCapital) de 2024, promovida pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC), que decorreu em Lisboa.
O prémio é promovido pelo European Innovation Council e pretende reconhecer o papel que as cidades desempenham na formação do ecossistema de inovação local e na promoção de inovações disruptivas, em linha com os objectivos da Nova Agenda Europeia de Inovação.
Como vencedora, a cidade irá receber um prémio de 500 mil euros, destinado ao fortalecimento de iniciativas inovadoras que continuarão a transformar Braga numa referência da inovação ao nível europeu. De realçar que todos os finalistas serão convidados a integrar a rede Alumni do iCapital, promovendo a partilha de conhecimento e inovação urbana na Europa.
A cidade de Braga junta-se, assim, ao legado de sucessos anteriores do país, com Lisboa a ter sido consagrada como Capital Europeia de Inovação em 2023, e Cascais e Aveiro a terem alcançado o segundo lugar em anos anteriores.
O prémio iCapital é promovido em Portugal pela ANI tendo uma rede de apoio à participação nacional nas iniciativas da Comissão Europeia que financiam e promovem investigação e inovação. Através desta iniciativa, a União Europeia reconhece as cidades com ecossistemas de inovação inclusivos que ligam o público ao meio académico, às empresas e ao sector público, a fim de melhorar o bem-estar da sociedade