A procura por estes profissionais aumentou nas empresas. Saiba quais são e as competências que têm de ter

Embora sempre tenha havido necessidade de perfis de gestores de risco nas empresas, nos últimos meses houve um aumento considerável na procura por eles. Joshua Doonan, head da Divisão de Contabilidade e Finanças da Robert Walters, explica quais as competências mais procuradas por esta função e qual a formação necessária.

 

Quais são as competências e aptidões mais procuradas num gestor de risco?
«Perante a previsão de uma crise económica, muitas instituições financeiras e empresas de serviços financeiros estão a reforçar as suas equipas de risco, para as quais o papel de gestor de risco é essencial para coordenar e gerir os projectos do departamento. Isso traduz-se numa maior procura por perfis com grande capacidade estratégica, tolerância ao trabalho sob pressão e capacidade para apresentar planos ao conselho de administração da empresa», explica Joshua Doonan.

 

Qual a formação de um gestor de risco?
Em termos gerais, a consultora especializada em recrutamento e selecção Robert Walters, afirma que a maioria dos gestores de risco que procuram mudar de emprego concluiu um mestrado em Finanças, Economia ou Gestão de negócios. É importante destacar também a função de gestor de Riscos de Segurança de TI, que costuma fazer mestrados na área de Tecnologia.

Apesar de não ser obrigatório, muitas empresas valorizam ter um certificado em gestão de riscos, pois é uma confirmação de especialização e conhecimento na área. 

 

O que faz um gestor de risco no dia-a-dia?
«Um gestor de risco é o profissional que tem consciência do que pode correr mal dentro de uma organização. Por isso, é preciso ter em conta como qualquer mudança nos objectivos do negócio pode afectá-lo e que acções precisam de ser tomadas para resolver um problema, bem como as suas consequências», descreve Joshua.

Uma das responsabilidades mais importantes de um gestor de risco é analisar indicadores de risco e determinar se isso pode resultar na exposição de informações corporativas confidenciais, perdas financeiras ou danos aos activos da empresa.

Reportando-se, na maioria dos casos, ao Chief Risk Office (CRO), o gestor de riscos é responsável pelo planeamento, concepção e implementação do plano de risco de uma empresa. Dependendo do tamanho da empresa, os gestores de risco focados em diferentes áreas como crédito, operações ou segurança digital podem colaborar na mesma equipa.

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