Acerto da retenção do IRS das pensões de Janeiro vai ser feito em Fevereiro
As pensões da Segurança Social e Caixa Geral de Aposentações pagas em Fevereiro já vão reflectir as novas tabelas do IRS sendo também efectuados os acertos relativos à retenção de Janeiro, disse o Ministério do Trabalho à Lusa.
«Nas pensões a pagar em Fevereiro, será utilizada a nova tabela de IRS de 2025 e serão realizados os acertos da utilização da anterior tabela em Janeiro, quer no Instituto da Segurança Social quer na CGA», adiantou aquela fonte oficial.
O despacho com as novas tabelas de retenção na fonte foi conhecido no início deste mês, numa altura em que estavam já processadas ou em processamento as pensões pagas pelo ISS e pela CGA, pelo que o desconto do IRS sobre as pensões de janeiro foi feito com base nas taxas e valores em vigor no final de 2024.
Esta situação será colmatada em Fevereiro, mês em que os pensionistas receberão as suas reformas com a retenção do IRS feita com base nas tabelas de 2025 e ainda com o acerto relativamente a Janeiro.
Por regra, as pensões da Segurança Social são pagas no dia 8 de cada mês, sendo que, quando este dia coincide com um feriado ou fim de semana, o pagamento é feito no dia útil anterior ou no dia útil seguinte, não podendo nunca ser posterior ao dia 10.
Na CGA, o pagamento acontece no dia 19, sendo antecipado quando este coincide com um fim de semana ou feriado.
Nas tabelas de retenção que vigoraram em Novembro e Dezembro de 2024 estavam isentas de IRS as pensões até 820 euros brutos mensais. Em 2025, a isenção aplica-se para reformas de valor até 870 euros brutos mensais.
De referir que em 2024, as pensões de Janeiro foram pagas com base numa tabela de retenção «provisória» a 328 mil pensionistas, tendo o ISS procedido aos acertos do IRS nas pensões de Abril e Maio.
O caso surpreendeu a nova equipa do Ministério do Trabalho, liderada por Maria do Rosário Ramalho, que se manifestou «estupefacta» com o sucedido, considerando que o calendário do acerto resultou «exclusivamente de orientação política» do anterior executivo socialista.
As pensões (incluindo as de velhice, invalidez e de sobrevivência) da Segurança Social e da CGA têm este ano um aumento entre 3,85% e 1,85%.