Adivinha qual o sonho mais adiado dos portugueses? A resposta vai surpreender

Mais de 90% dos portugueses assumiu já ter desistido de um sonho por falta de dinheiro e 66% refere viajar como o sonho mais adiado por esse motivo. A conclusão é de um estudo da plataforma Wallapop, em parceria com a MuP Research, procurou perceber junto dos portugueses os sonhos que mais vezes eram abandonados por razões financeiras.
De acordo com os dados do mesmo estudo, a seguir às viagens o desejo mais adiado por falta de dinheiro é a compra de um produto desejado há muito tempo, a compra de um carro ou uma moto, a ida a concertos ou outros eventos de entretenimento, ou começar um negócio próprio.
Em conformidade, o desejo de viajar foi igualmente apontado como a principal motivação para os portugueses pouparem dinheiro, especialmente entre os 25 aos 54 anos, seguindo-se a criação de um fundo para emergências, a compra de um objecto desejado há muito tempo e investir num passatempo ou experimentar algo novo.
A actual situação económica dos portugueses é reflectida quando questionados sobre quanto dinheiro conseguem direccionar para sonhos ou hobbies todos os meses, sendo que seis em cada 10 portugueses revelam apenas conseguir poupar menos de 10% dos seus rendimentos mensais para este fim.
Neste cenário, a compra e venda de produtos reutilizados revela-se como uma solução para muitos utilizadores. 68% dos inquiridos estão abertos a vender objectos que já não utilizam em plataformas de produtos reutilizados de forma a juntarem algum dinheiro.
Segundo o estudo, cerca de 25% dos portugueses acreditam que poderiam ganhar mais de 500 euros através da venda de objectos numa plataforma de produtos reutilizados, com destaque para os indivíduos com idades entre os 25 e os 34 anos, que podem até ultrapassar o ganho médio do total da amostra, totalizando até 502 euros.
Materializando a capacitação económica da venda de produtos reutilizados, cerca de quatro em cada 10 portugueses admitiram já conseguir atingir algum objectivo pessoal graças aos ganhos obtidos com as vendas nestas plataformas, com destaque para os jovens entre os 18 e os 24 anos. Sendo que cerca de 30% admite já ter alcançado um sonho com o dinheiro que recuperou na venda de produtos e outros 17% assumem ter investido num passatempo.
Estes dados sublinham a importância das plataformas de produtos reutilizados, como a Wallapop, na ajuda aos portugueses a realizarem os seus sonhos e a investirem nos seus passatempos, ao mesmo tempo que encontram uma forma sustentável de lidar com os bens que já não utilizam.