Adivinha quanto tempo (da sua vida) os portugueses passam online? A resposta é assustadora

Um novo estudo da NordVPN, a principal fornecedora de serviços de rede privada virtual, revelou que os portugueses passam 30 anos, três meses e 14 dias das suas vidas online. Comparado com a esperança média de vida, que em Portugal é de 81 anos, é mais de um terço das suas vidas.

 

Durante uma semana típica, os portugueses passam um pouco mais de 63 horas na internet, que é o equivalente a quase três dias. Isto representa 136 dias por ano, ou mais de 30 anos de uma vida.

Dessas 63 horas semanais, mais de 23 horas são gastas a trabalhar, enquanto as restantes quase 40 horas são passadas em várias actividades online.

O horário médio a que os portugueses começam a navegar na internet todos os dias é às 9h28 – e desligam-se, em média às 22h14.

A maior parte do tempo dos portugueses por semana, oito horas e 28 minutos, é gasta a navegar nas redes sociais como o Facebook, Instagram e Tik Tok. Apenas algumas horas a menos, cinco horas e 44 minutos, são gastas em streaming de programas de TV e filmes, em plataformas como a Netflix, HBO e Disney+.

Outras cinco horas e 33 minutos por semana são dedicadas a ver vídeos, por exemplo no YouTube, enquanto quatro horas e 51 minutos são gastas a ouvir música no Spotify, Apple Music, SoundCloud e outras plataformas semelhantes.

De resto, três horas e 30 minutos/semana são dedicadas a pesquisas; duas horas e 49 minutos à gestão do dia a dia, como assuntos bancários online; enquanto as outras duas horas e 20 minutos são gastas em videochamadas, por exemplo no Zoom.

A pesquisa mostra que a maioria (72%) dos portugueses depende da internet diariamente e que 28% depende da internet para a maioria dos seus hobbies, e tal dependência força-os a partilhar muitas das suas informações privadas.

Entre os detalhes mais divulgados publicamente estão a data de nascimento (87%), nomes e apelidos (81%), morada completa (76%), estado civil (65%), profissão (62%), bem como os seus “gostos” e “não gostos” (likes e dislikes – 37%) e tamanho da roupa (27%).

Adicionalmente, cada quinto dos portugueses divulgou publicamente os seus dados bancários (22%) e número de identificação fiscal (21%).

Após serem questionados sobre do que abdicariam para que as suas informações pessoais fossem apagadas permanentemente da internet, os portugueses indicaram fumar marijuana (31%), jogar videojogos (30%) ou beber álcool (24%).

O inquérito foi encomendado pela NordVPN e conduzido pela empresa externa Norstat de 16 a 25 de Agosto de 2022. O público-alvo do inquérito foi residentes em Portugal com mais de 18 anos, e a amostra foi retirada de utilizadores nacionais de internet. Foram colocadas cotas em idade, género e local de residência

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