Adopção de IA aumenta Portugal mas um terço das empresas tem dificuldade em recrutar profissionais com competências digitais

A inteligência artificial (IA) está a ganhar terreno entre as empresas portuguesas, indica um novo estudo independente da consultora Strand Partners, encomendado pela Amazon Web Services (AWS). No entanto, 32% das empresas revelam dificuldade em recrutar pessoas para trabalhar com IA e relatam que, em média, o processo de recrutamento de profissionais com competências digitais é muito demorado, e que se estende por quase cinco meses.

Como resultado, 76% das organizações em Portugal afirmam que estão disponíveis para pagar salários mais altos a candidatos com formação em IA.

Cerca de 69% das empresas indica que, como consequência da dificuldade em recrutar, sentiu um aumento directo nos custos operacionais; mais de um terço das organizações (36%) viram-se obrigadas a adiar a adoção de novas tecnologias, e outro terço (33%) enfrentou obstáculos na implementação eficaz das tecnologias já existentes.

Em Fevereiro de 2024, a Fase 1 desta investigação destacou que o aumento da adopção de IA e outras tecnologias digitais poderia impulsionar significativamente a economia portuguesa, desbloqueando 61 mil milhões de euros até 2030.

Agora, a Fase 2 deste estudo revelou um aumento significativo (22%) na adoção da tecnologia de IA em Portugal, com 57% das empresas nacionais a utilizarem consistentemente pelo menos uma ferramenta de Inteligência Artificial.

O estudo, que ouviu 1500 líderes empresariais portugueses, traça um quadro optimista do futuro da IA no país. Uma das suas principais conclusões revela que 70% – um número muito elevado de empresas – indica estar familiarizada com esta tecnologia, e utiliza, pelo menos, uma ferramenta de IA. Em Portugal, os benefícios da adopção de IA parecem claros.

Entre as empresas que implementaram esta tecnologia, 51% relatam um aumento de eficiência; 38% sentem-se mais apoiadas na tomada de decisões e 34% identificam melhorias significativas na experiência do cliente. Estes números demonstram um impacto positivo e multifacetado da IA, bem como a identificação de vantagens, significativas, na produtividade, eficiência e competitividade das empresas portuguesas.

A percentagem de empresas que acredita que a IA vai transformar os seus sectores nos próximos cinco anos subiu 23 pontos percentuais, entre 2022 e 2023, situando-se agora nos 87%. E 35% preveem, mesmo, que a IA mude fundamentalmente a forma como o seu sector opera. Mas, neste momento, o impacto da IA no desempenho das empresas já é visível.

O serviço e apoio ao cliente (30%), a detecção e prevenção de fraudes (29%) e a análise financeira e negociação (27%) são as principais áreas onde as empresas portuguesas recorrem à utilização de ferramentas de IA. Estes resultados mostram que a IA não é apenas uma palavra da moda, mas uma ferramenta que está a ser utilizada e a produzir resultados concretos.

O estudo destaca diferenças significativas na adopção de IA entre as indústrias locais. Os serviços financeiros (78%), a indústria (66%) e as TI e Telecomunicações (65%), aparecem como setores líderes neste processo. Já o sector da saúde é o que apresenta uma taxa mais baixa de adopção de IA (52%).

A forma como a IA é aplicada entre as indústrias líderes também difere, reflectindo as necessidades específicas de cada setor. Os serviços financeiros, por exemplo, destacam-se na utilização de IA para detecção de fraudes, enquanto o setor da indústria se concentra mais na criação de conteúdos. Em geral, todos os setcores relatam melhorias de eficiência, e as empresas portuguesas indicam que utilizam ferramentas de IA em áreas como o serviço ao cliente, a gestão de recursos humanos, a análise preditiva e a automação de processos.

Os resultados da segunda fase deste estudo destacam que 84% das empresas inquiridas consideraram as competências digitais importantes para as suas operações, e 27% afirmaram mesmo que não poderiam funcionar sem elas.

Num cenário em que as competências digitais se tornam cada vez mais cruciais para o sucesso empresarial, a cibersegurança lidera a lista de qualificações mais valorizadas pelas empresas – 30% a consideram-na prioritária, seguida de perto pela computação na cloud (27%) e pela IA generativa (26%).

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