Alcatel-Lucent despede 5500 colaboradores

A Alcatel-Lucent, fabricante francesa de equipamentos para telecomunicações, anunciou a supressão de 5500 postos de trabalho a nível mundial, para eliminar custos e regressar aos lucros. Este corte representa 7,2% dos trabalhadores da companhia.

Durante um encontro com uniões de sindicatos da Europa, a empresa revelou mais detalhes do plano de reestruturação anunciado em Julho e que passam por um corte de custos avaliado em 1,25 mil milhões de euros até ao final do próximo ano, adianta o “The Wall Street Journal”.

A supressão de postos de trabalho inclui 3300 colaboradores da Europa, Médio Oriente e África.

Representantes dos sindicatos indicaram ao jornal que os cortes irão afectar principalmente o mercado francês, onde estão previstas 1430 dispensas. Um dos sindicatos referiu, em comunicado, que os cortes irão incidir nas funções de apoio, como vendas, marketing, finanças e recursos humanos.

O porta-voz da Alcatel referiu que os «cortes refletem o foco da presença da empresa em alguns países, bem como a necessidade de alinhar a estrutura de custos em todas as áreas geográficas e funcionais».