Altice Portugal triplica número de trainees do programa Darwin

Na edição de 2023 do programa de trainees DarWIN, da Altice Portugal, foram recrutados 125 trainees, que integraram diversas áreas da estrutura da empresa de telecomunicações.

 

O DarWIN pretende integrar jovens, com licenciaturas e mestrados, no mercado de trabalho e com potencial de fazer carreira na operadora. Realizado no passado dia 14 de Setembro, o evento que marcou o arranque do programa contou com a presença de Ana Figueiredo, presidente executiva da Altice Portugal, e dos elementos da Comissão Executiva, numa sessão que ficou marcada pela troca de ideias e partilha de experiências profissionais.

Desde a primeira edição, em 2019, já foram recrutados para o programa DarWIN mais de 230 trainees, integrados em diferentes sectores e áreas de actuação da Altice Portugal. «O número é representativo da aposta da empresa de telecomunicações no talento jovem e no rejuvenescimento dos seus quadros», explica a empresa.

Numa altura em que o sector das telecomunicações e das comunicações electrónicas enfrenta múltiplos desafios, «o conhecimento, a experiência e a motivação destes jovens surgem como um excelente contributo para os ultrapassar e garantir o sucesso da operação da Altice em território nacional». Com o programa DarWIN, a operadora pretende atrair jovens que contribuam para a operação da organização, através do seu entusiasmo, mas também para aplicar e explorar os seus talentos ao longo dos respectivos percursos na empresa.

No âmbito deste programa, os novos colaboradores, que se pretendem dotados de um espírito jovem, empreendedor, dinâmico e ágil, são seleccionados entre centenas de candidatos, reforçando a aposta da Altice Portugal na contratação de recursos humanos jovens e licenciados que venham dar resposta à constante evolução do mercado das telecomunicações, das tecnologias de informação e da inovação.

 

O segredo está na formação
Considerada pela Altice Portugal como uma experiência profissional que vai muito além dos comuns programas de trainees, o programa DarWIN apresenta-se como uma oportunidade para adquirir e consolidar conhecimentos. Através de sessões de formação, workshops e sessões de coaching, os jovens podem encontrar desafios focados em pessoas, na sustentabilidade, no negócio e na comunidade.

Para muitos destes trainees, este é o primeiro contacto com o mundo laboral, pelo que a capacidade de trabalho em equipa, a aprendizagem e desenvolvimento, a criatividade, a inovação e o pensamento crítico são algumas das competências fundamentais e que se espera serem potenciadas durante o seu percurso na Altice Portugal.

O estágio remunerado tem uma duração prevista de 12 meses e destina-se, aos recém-graduados (mestrados ou licenciados) que querem aliar a teoria aprendida na universidade à prática em contexto empresarial. O programa DarWIN inclui formação específica e on job, acompanhamento individual, e diversos desafios orientados às pessoas, ao negócio e à comunidade.

Os jovens desta edição, cujas vagas triplicaram face à edição anterior, têm formação nas mais variadas áreas, como Engenharia, Tecnologias da Informação, Gestão, Economia, e de algumas das mais prestigiadas instituições de ensino como o Instituto Superior Técnico, o ISEG, o ISCTE, a Católica Lisbon School of Business & Economics, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e a Universidade da Beira Interior.

Para os próximos anos, a Altice Portugal pretende rejuvenescer o seu capital humano, apostar nas novas gerações e investir em novas competências de forma a dar respostas às exigências do mercado. Esses objectivos foram anunciados pela empresa em Fevereiro deste ano, por ocasião da apresentação da estratégia 2023-2030, e reforçam a importância das pessoas para o sucesso da sua operação em Portugal.

 

Este artigo foi publicado na edição de Outubro (nº. 154) da Human Resources, nas bancas. 

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais