Accenture ajuda bombeiros a lançar novo sistema de gestão de chamadas potenciado por tecnologia

A Accenture e o Fire Department da cidade de Nova Iorque (FDNY) desenvolveram um novo sistema de gestão de chamadas potenciado por tecnologia (CAD) – FireCAD – que substitui o antigo sistema STARFIRE.

O FireCAD apoia o atendimento e a resposta dos bombeiros, nos cinco distritos da cidade, a incêndios e outros incidentes relacionados com a segurança pública. É uma plataforma core que sustenta o trabalho dos serviços críticos de emergência do FDNY, que respondem anualmente a mais de 1,5 milhões de chamadas para o número nacional de emergências, 911, que dá resposta, neste Estado, a mais de 8,5 milhões de residentes, numa área de 408 quilómetros quadrados.

Seleccionada para o projecto em 2017, através de um concurso público, a Accenture desenhou, desenvolveu e personalizou a plataforma FireCAD. A Accenture conduziu um processo de design interactivo e workshops com os gestores de atendimento do FDNY e especialistas do mesmo departamento para criar o novo sistema. A Accenture foi responsável pelos serviços de tecnologia e implementação funcional, integração de sistemas e gestão de projecto.

A arquitectura flexível do FireCAD permite uma maior personalização e posteriores desenvolvimentos para que atenda às necessidades futuras do FDNY. O FireCAD substitui o sistema STARFIRE usado há 45 anos, e que se tornou cada vez mais difícil de manter e actualizar pelo facto de já não ser o mais adequado para atender às actuais necessidades do FDNY. Para além de responder a pedidos de incêndio e socorro, o FDNY oferece, em Nova Iorque, resposta primária a emergências biológicas, químicas e radioactivas, assim como serviços de emergência médica.

«Estamos muito orgulhosos por trabalhar lado a lado com o FDNY para os ajudar a construir um sistema de gestão de atendimento de última geração, que a cidade de Nova Iorque merece», afirma Deborah Snyder, managing director da Accenture. «O novo sistema vai permitir uma resposta mais eficaz às emergências, foi projectado para ser interoperável com a tecnologia já existente no FDNY e suportar os esforços de planeamento, priorização e acompanhamento das equipas de emergência enquanto estas respondem a incidentes».