Amanhã, líderes discutem o que impede a ascensão de mais mulheres a cargos de gestão

Sabia que apenas 26,6% das empresas têm uma liderança feminina? E que homens em quadros superiores masculinos ganham mais 26,1% do que mulheres com funções idênticas? Estes são alguns dos pontos em discussão da conferência As Mulheres e o Emprego, que se realiza amanhã, 8 de Março – Dia Internacional da Mulher -, a partir das 9h00.

 

Organizado pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP), em parceria com a Randstad, este encontro vai debater as desigualdades de género no acesso e promoção das mulheres no emprego, juntando no debate mulheres e homens.

Com moderação de Rosália Amorim, vão participar:

  • António Saraiva, presidente da CIP
  • Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Igualdade de Género
  • Isabel Barros, presidente da APED e Vice-Presidente da CIP
  • Isabel Vaz, CEO Luz Saúde
  • Jorge Magalhães Correia, presidente do Conselho de Administração da Fidelidade
  • José Luis Arnaut, presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal
  • Paulo Macedo, presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos
  • Salvador de Mello, presidente Executivo do Grupo José de Mello
  • Patrícia Valente, DRH Grupo ANF e pioneira Promova
  • José Miguel Leonardo, CEO Randstad Portugal

Inicialmente pensado como um debate no masculino, o painel passa a integrar mulheres em cargos de liderança. «Quisemos unir homens e mulheres, em torno de desafios que estão bem identificados e são múltiplos: o acesso ao emprego, as desigualdades salariais, o acesso a cargos de liderança, as dificuldades no equilíbrio entre a vida familiar e o trabalho. Mas se queremos que este seja um tema de todos, então sentemos homens e mulheres à mesma mesa», explica António Saraiva, presidente da CIP.

O responsável destaca ainda a importância de «não nos cingirmos ao debate. Se queremos ser parte ativa da mudança é igualmente importante desenvolvermos ações tangíveis que contribuam para esta evolução, nas empresas e na sociedade e que não se deve cingir exclusivamente a este dia».

Na conferência serão apresentadas as iniciativas da CIP sobre igualdade de género em 2021.

Esta é mais uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Projecto Promova, que vai a caminho da sua segunda edição. Um programa de formação executiva da CIP, destinado às mulheres e à sua promoção a altos cargos de direção nas empresas.

Pode efectuar o registo no debate através deste link.

Ler Mais