ANA e Carris distinguidas pela Sedes
ANA e a Carris foram as empresas distinguidas na categoria de “Desenvolvimento de competências” da “Excelência SEDES 2012”, organizado pelo Grupo de Trabalho de Capital Humano da SEDES e pela revista Human Resources Portugal.
Teve lugar no dia 15 de Janeiro, no ISEG, o segundo evento do ciclo de conferências “Excelência SEDES 2012”, organizado pelo Grupo de Trabalho de Capital Humano da SEDES e pela revista Human Resources Portugal. Subordinada ao tema “Desenvolvimento de competências”, a iniciativa serviu para distinguir as organizações que mais se destacaram nesta área durante o ano de 2012.
«Continuamos a promover e enaltecer as melhores práticas de Recursos Humanos, de forma a potenciar a sua multiplicação em Portugal», refere Carlos Sezões, coordenador do GTCH, justificando a relevância do projecto “Excelência SEDES”.
Na sessão de abertura, Rui Alves, director de RH da Johnson&Jonhson/ Ethicon Surgical Care em New Jersey, chama a atenção para a cultura, o talento, os líderes e os processos como indicadores que influenciam o desenvolvimento das empresas. Com uma carreira internacional de 12 anos, Rui Alves indicada a debate a questão dos “softwares mentais” como determinantes culturais que impactam a empresa. «A cultura organizacional portuguesa é, maioritariamente, colectivista, feminina, de elevada distância hierárquica e de elevado controlo da incerteza. Estes “indicadores” têm impacto na forma como desenvolvemos e gerimos as competências das nossas pessoas», palavras do director de RH da Ethicon.
Sublinhando ainda a importância de se trabalhar com pessoas normais, que se adaptam, que dão cada vez mais de si, que aprendem, que se comprometem e que veem o copo meio cheio. E acrescenta: «o nosso papel, individualmente, tem que ser mais forte e interactivo nas empresas». Falou, também, da Talentologia, dos desafios e oportunidades na gestão de pessoas e de competências.
De seguida, a Ana e a Carris foram anunciadas como as empresas distinguidas na categoria de “Desenvolvimento de competências”. Num debate moderado por Ricardo Florêncio, administrador da Multipublicações, os representantes das organizações partilharam e discutiram com o público as práticas levadas a cabo pelas suas empresas e que mereceram a distinção da SEDES.
Nuno Ribeiro Ferreira, director de Recursos Humanos da ANA Aeroportos pretende posicionar os 1.100 colaboradores para o desenvolvimento, crescimento e futuro. Explicou que todas as funções têm um perfil de competências transversais, comportamentais e técnicas. Partilhou o projecto Capital Humano, que tem como intenção conhecer as características, perfil e potencial das pessoas da ANA; identificar pontos fortes e mapear necessidades de desenvolvimento; desenhar Planos de Desenvolvimento para cada trabalhador e propor iniciativas transversais de desenvolvimento organizacional.
Por seu lado, André Simões, da equipa de Gestão de Pessoas e Capital Humano da Carris, sublinhou que na empresa se dá prioridade à comunicação, transparência e proximidade dos 2.396 colaboradores. Falou do modelo de gestão integrada do capital humano, desenvolvido internamente, que «criou um novo clima, permitindo o envolvimento de todos, houve realmente uma mudança de cultura organizacional». Esta preocupação por parte da Carris de manter canais de comunicação abertos e de desenvolver as competências dos colaboradores é válida em todas as políticas e instrumentos de gestão de pessoas, desde o Programa Maximizar, o Modelo de gestão de competências e objectivos, o Apoio +, bem como o Desempenho +, a Academia CARRIS.
O ciclo de conferências «Excelência SEDES» continua já no próximo dia 7 de Fevereiro, com o anúncio das duas empresas com melhor desempenho na categoria “Gestão de talento sénior”.