Ana Maria Lopes assume novas funções na Microsoft
Na empresa desde 2011, Ana Maria Lopes assume agora a Direcção do Negócio de Pequenas e Médias Empresas na subsidiária portuguesa.
Com mais de 20 anos de experiência profissional e na Microsoft Portugal desde 2010, Ana Maria Lopes era responsável pela relação da companhia com mais de 400 empresas, tendo a seu cargo uma equipa de 20 pessoas que asseguravam a relação contratual, licenciamento, serviços e marketing com aquelas empresas. Quando entrou para a Microsoft Portugal, a sua missão era assegurar a relação com os principais bancos portugueses.
Na nova função, Ana Maria Lopes diz ter como principais objectivos «consolidar a proposta de valor da Microsoft na oferta de soluções integradas, ajudando as Pequenas e Médias Empresas a aumentar os seus níveis de produtividade e competitividade, e posicionar simultaneamente a Microsoft Portugal como uma referência na transformação do ecossistema de parceiros e clientes e na sua transição para a cloud».
Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, Ana Maria Lopes conta com mais de 14 anos de experiência na Administração Pública, com destaque para a Saúde, Educação, Segurança Social, Justiça e Finanças. A isto somam-se mais de 14 anos de experiência em consultoria na Accenture, na coordenação de projectos relacionados com desenho, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, estratégia para diversas áreas de negócio, modelos de organização e de recursos humanos, reengenharia de processos e planeamento estratégico de sistemas de informação.
Ao seu curriculum profissional soma ainda a passagem pela Quimigal, onde iniciou a carreira em 1994.
Ana Maria Lopes vem substituir na função Mauro Xavier, que assumiu a gestão da área governamental da Microsoft em toda a Europa.