Angela Merkel é a mulher mais poderosa do mundo segundo a Forbes

País liderado por Angela Merkel tem mais de 400 mil vagas de emprego disponíveisA chanceler alemã volta a estar no primeiro lugar da lista de mulheres mais poderosas do mundo elaborada pela revista norte-americana Forbes.

Angela Merkel voltou a ser considerada a mulher mais poderosa do mundo na lista da revista Forbes, a sétima vez que ocupa o primeiro lugar e a oitava vez que entra na lista nos últimos dez anos.

A Forbes descreve a chanceler como «a espinha dorsal da União Europeia», com «o destino do euro nos seus ombros». A revista menciona também a defesa intransigente da sua «receita» económica para os problemas da Zona Euro, marcada pela contenção orçamental. E salienta que «o grande desafio» de Merkel «ainda está para vir»: as eleições alemãs de Setembro que porão à prova a linha política e económica da chanceler.

No mesmo ranking, Dilma Rousseff, ocupa a segunda posição, com a Forbes a realçar os esforços da presidente do Brasil em fazer a economia do país acelerar depois de «dois anos de menor crescimento em mais de uma década».

Já Melinda Gates, mulher do fundador da Microsoft Bill Gates, conseguiu o terceiro lugar da lista. Co-presidente da fundação filantrópica Bill & Melinda Gates Foundation, Melinda dirige uma instituição que, entre outros projectos, chamou a si o objectivo de ajudar à erradicação da poliomielite até 2018. Em 2012, nota a Forbes, a Fundação «atribuiu 3,4 mil milhões de dólares, na sua vasta maioria a programas de saúde a nível global».

Também presentes na lista estão nomes como Hillary Clinton, na 5.ª posição, a CEO da Pepsi, Indra Nooyi (10º), a apresentadora de televisão Oprah Winfrey (13º), a cantora Beyoncé Knowles (17º), a rainha Isabel II (40º) e a fundadora do The Huffington Post, Arianna Huffington (56º).

Ler Mais