António Mexia é o novo presidente do BCSD Portugal

O presidente do conselho de administração executivo da EDP foi eleito presidente da direcção do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável para o triénio 2016-2019.

 

 

O BCSD é uma associação empresarial sem fins lucrativos, de utilidade pública, que agrega e representa empresas que se comprometem activamente com a sustentabilidade. Através da concepção de projectos interempresas que estimulam o desenvolvimento sustentável, o BCSD é um actor influente e inspirador de novos modelos de negócio, competitivos, inovadores, responsáveis, sustentáveis e inclusivos.

«É com muita satisfação que assumo a presidência da direcção do BCSD. Na composição dos novos órgãos sociais do BCSD reforça-se a participação da liderança feminina e de especialistas da área financeira, cada vez mais necessária para o desenvolvimento sustentável dos negócios. Esta diversidade será de grande valor na governance e liderança que o BCSD tem, e que deverá reforçar, no contexto nacional. Porque estou convicto de que há muito trabalho a fazer no âmbito da sustentabilidade junto de empresas de pequena e média dimensão e face ao contributo relevante para a economia portuguesa, as PME serão uma das áreas de atuação do BCSD. Pretendemos encontrar plataformas de cooperação entre PME e grandes empresas em projetos que contribuam para a diminuição das emissões de CO2, valorização dos serviços dos ecossistemas e para a melhoria da competitividade. Cada um dos associados individualmente, e o BCSD como coletivo, continuarão a demonstrar o valor de novas soluções de negócio que respondam aos desafios de sustentabilidade. Neste caminho para o sucesso será chave a capacidade de visão e antecipação sobre as implicações dos compromissos assumidos na COP21, pela União Europeia e por Portugal. Em alguns sectores isto exigirá uma alteração e estabilização do desenho de mercado, em outros passará pela criação de novos produtos ou serviços e deveremos, em conjunto com o BCSD, promover esses debates e apresentar soluções de valor acrescentado. Agora vamos meter mãos à obra para continuar a dinamizar o desenvolvimento sustentável em Portugal», afirma António Mexia, presidente do conselho de administração executivo da EDP e presidente da direcção do BCSD.

O BCSD representa cerca de 80 empresas, que facturam mais de 65 mil milhões de euros – valor que representa 38% do PIB – e que empregam mais de 270 mil pessoas. Em 2016, o BCSD comemora 15 anos. Belmiro de Azevedo foi o primeiro presidente da associação, seguido de Francisco Sanchez, Vasco de Mello, José Honório e Luis Serrano. A EDP integra a Direcção do BCSD desde a sua fundação e é também membro do World Business Council for Sustainable Development – WBCSD, a casa mãe do BCSD Portugal, onde participa activamente no grupo das renováveis do projecto Low Carbon Technology Partnership Initiative.

 

Órgãos sociais do BCSD Portugal para o triénio 2016-2019

Direcção

Presidente: EDP, António Mexia

Vice-presidentes: Brisa, Vasco de Mello; Corticeira Amorim, Cristina Amorim; GALP, Carlos Costa Pina; Gestamp, Adriana Alves; Sonae, José Fortunato; The Navigator Company, Diogo da Silveira.

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Delta, Comendador Rui Nabeiro

Vogais: Siemens, Carlos Melo Ribeiro; Vieira de Almeida & Associados, Margarida Couto.

Conselho Fiscal

Presidente: Águas de Portugal, Afonso Lobato de Faria

Vogais: Deloitte, Luís Magalhães; NYSE Euronext, Isabel Ucha

Ler Mais