Aposta em formação é escolha dos trabalhadores para aumentar competitividade
O estudo da consultora Kelly Services sugere que os trabalhadores portugueses estão a apostar cada vez mais em formação.
Aprender ao longo da vida e actualizar competências é essencial para se conseguir gerir melhor a carreira e para ganhar vantagem competitiva num mercado difícil. As conclusões do estudo Kelly Services, o Kelly Global Workforce Index, revelam que são cada vez mais os trabalhadores portugueses que encaram o desenvolvimento das suas competências como importantes no contexto actual, preferindo tomar as rédeas da sua formação e escolher o que mais lhes convém em termos de aprendizagem.
O estudo mostra que 68% dos inquiridos portugueses quer investir em mais formação, quer académica ou profissional, e que 62% da motivação destes inquiridos para adquirir mais conhecimento nasce da perspectiva de poder dar o salto e evoluir profissionalmente noutra empresa ou de conseguir arrancar com um negócio seu.
Contudo, revela o inquérito da Kelly Services, «ao contrário de alguns estereótipos, os colaboradores da Geração Y [nascida a partir dos anos 80] têm maior probabilidade de se manterem fiéis aos seus empregadores, com 52% a sentirem-se motivados com a possibilidade de promoção nas suas actuais empresas, percentagem que é mais elevada do que na Geração X [nascida entre o final dos anos 60 até aos anos 70] (50%) e do que na geração de “Baby Boomers” [nascida na década que se seguiu ao pós-guerra] (37%).
Ainda, 70% dos inquiridos considera que as acções de formação promovidas pelas entidades empregadoras são importantes para o desenvolvimento de competências, acrescenta o estudo.