Aprender a gerir o tempo

Muitos profissionais adiam, de forma sucessiva, as tarefas que têm para cumprir. Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo, explica que há cinco factores fundamentais para que isso aconteça.

Em declarações à revista brasileira Exame, o especialista aponta as causas que levam o trabalho a ser adiado. Eis o que deve evitar:

Tempo: a falta de tempo é uma das causas mais repetidas. No entanto, o especialista defende que a causa está não na falta de tempo, mas na perda de tempo em actividades pouco relevantes como: navegação em redes sociais, programas de conversa e verificação do e-mail

Dúvidas: quando um profissional não sabe como resolver uma questão, tende a adiá-la. A opção devia passar por procurar ajuda

Receio: As actividades que, depois de terminadas, podem levantar questões ou problemas também tendem a ser adiadas, quando o ideal seria terminá-las mais cedo para garantir que tudo se resolve dentro dos prazos

Dificuldade: quando a tarefa parece complicada ou implica que se despenda muito tempo, tende a ir para o fundo da lista de prioridades

Emocional: a falta de energia, indisposição, excesso de trabalho, desmotivação ou problemas de saúde afectam a capacidade emocional, perturbando o ritmo de trabalho. O ideal é resolver estas questões quanto antes

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