Aprender e viver a tecnologia
A Axians Portugal vai assumir o papel de strategy advisor no consórcio de empresas tecnológicas na área das Tecnologias de Informação (TI) da Nova School of Business and Economics. Pretende-se que o novo campus da instituição seja único, integrando o conceito “learning and living technology”.
A parceria agora assinada visa desenvolver o plano e estudo de viabilidade técnica das infraestruturas TIC da escola, suportando a visão inovadora que se pretende implementar no novo Campus da Nova SBE, actualmente em construção na zona de Carcavelos junto ao forte de São Julião da Barra. Correspondendo ao mote da Axians “the best of ICT with a human touch”, esta parceria vem reforçar o envolvimento das equipas de consultores estratégicos que já estão a colaborar no desenho da plataforma tecnológica do Campus de Carcavelos.
A tecnologia do campus está a ser desenhada de forma a criar as condições necessárias para um estilo de vida interactivo assente nas novas formas de colaboração, que mantém conectados toda a comunidade de alunos e antigos alunos ao longo da sua vida na Nova SBE. Pedro Santa Clara da Nova SBE, salienta: «O trabalho que temos vindo a desenvolver em parceria com a Axians Portugal é essencial para a construção de uma escola virada para o futuro, integrada com as melhores soluções tecnológicas e com um ensino mais inovador, capaz de competir em Portugal e no mundo; procuramos escolher os melhores parceiros para cada projecto que possam aplicar o seu know-how à visão diferenciadora que pretendemos introduzir neste sector.»
O desenho da arquitectura tecnológica futura do Campus assenta nas áreas de big data, cloud, cybersecurity e social, tendo como eixo principal uma base de trabalho com três vertentes: avaliação operacional da realidade actual existente no Campus de Campolide; na análise de um grupo potencial de utilizadores (alunos, docentes, funcionários), estimulando-os a implementar novos comportamentos e necessidades; e no projecto de arquitectura do empreendimento, que está na sua fase final de implementação.
Numa fase posterior, será prestado apoio consultivo na avaliação técnica das soluções que melhor servem as necessidades e interesses da Nova SBE. Este acompanhamento da Axians Portugal deverá cobrir todo o ciclo de transformação digital que se estenderá pelos próximos três anos.
O projecto servirá uma comunidade que poderá chegar aos 5000 utilizadores directos e beneficiará indirectamente toda a comunidade de munícipes e transeuntes das zonas circundantes do Campus, num projecto de revitalização regional e impacto nacional pela projecção internacional que se pretende alcançar como uma das Escolas de Negócios de referência mundial.
O projecto do novo campus da Nova SBE poderá ser visitado e a sua construção acompanhada em http://novacampaign.pt/.
Veja também estas notícias.