Assistentes executivos para todos

A cloud móvel está prestes a democratizar um dos benefícios mais valiosos da gestão.

Por Hal R. Varian*

 

Actualmente, só os gestores de topo têm assistentes executivos humanos, mas num futuro próximo todas as pessoas que tiverem um smartphone podem ter um assistente executivo digital. Isto será tornado possível com a “cloud móvel” – a tecnologia que junta a conveniência do telemóvel com o poder da cloud. A interface dos telemóveis mudará para uma comunicação com visão interactiva – tal como comunicar com um assistente humano – mas o agente digital será capaz de aceder e pesquisar muita informação na cloud quase instantaneamente, possibilitando decisões mais rápidas e adequadas.

Preparar reuniões, fazer marcações, organizar viagens, colaborar na criação de documentos e aceder a bases de dados e fóruns tornar-se-á muito mais simples, intuitivo e conveniente.

Hoje, o poder das comunicações e dos computadores de baixos custos disponíveis até em pequenas empresas é drasticamente mais eficaz do que aquilo que até as maiores empresas podiam despender há 20 anos. Isto levou ao crescimento de “micromultinacionais” – pequenas startups que nascem globais. A tradução em tempo real feita por máquinas facilitará ainda mais as operações globais. Uma pessoa pode falar inglês enquanto outra ouve uma tradução para chinês em tempo real. Isto é agora possível no laboratório, mas estará disponível a todos nos próximos anos.

Gerir envolve organizar grupos de pessoas para cumprirem tarefas, e a comunicação é uma importante parte da organização. No futuro, não só existirá mais comunicação pessoa-para-pessoa e pessoa-para-agente, como também mais comunicação agente-para-agente.

Como funcionará isto? Imaginemos alguém que precisa de se encontrar com um colega. Essa pessoa pede ao agente digital que negoceie com o agente digital da outra pessoa o agendamento de uma reunião. Quando esta acontece – pessoalmente ou online – ambos os agentes ouvem a reunião e transcrevem os resultados num texto que subsequentemente pode ser pesquisado e acedido conforme necessário. As notas da reunião podem ser editadas e resumidas com recurso a algoritmos.

Mas as reuniões de trabalho são apenas uma parte da história; por vezes uma pessoa gosta de se reunir com os amigos, apenas por diversão. O agente digital envia uma nota para os amigos – na realidade, para os agente dos amigos – a sugerir um encontro depois do trabalho. Os agentes reúnem uma lista de sugestões sobre o local do encontro, e os amigos podem indicar as suas preferências, permitindo aos agentes chegarem a um consenso. Os agentes podem relembrar as pessoas quando saírem do trabalho para chegarem a tempo, e se alguém estiver atrasado, o seu agente notificará os restantes.

Organizar grupos de pessoas – até pequenos grupos – sempre envolveu trabalho, algum dele entediante e repetitivo. Mas as tarefas entediantes e repetitivas são o que um computador faz melhor. Nos próximos cinco anos, veremos progressos dramáticos no trabalho cooperativo suportado por computadores.

 

*Hal R. Varian é economista-chefe na Google Inc. e professor emérito na Universidade da Califórnia, EUA, em três departamentos: Gestão, Economia e Gestão de Informação.

Ler Mais