Aumento global de 27 milhões de desempregados com a crise

O relatório “Global Employment Trends 2012” (Tendências Globais do Trabalho 2012), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela: “há um desemprego global acumulado de 200 milhões [de pessoas], um aumento de 27 milhões desde o início da crise [há três anos]”.

Segundo a OIT a criação do número de postos de trabalho, nos próximos dez anos, tem de ser:

400 milhões para evitar um aumento maior do desemprego

600 milhões para um crescimento sustentável e manter a coesão social (o que, ainda assim, deixaria 900 milhões de trabalhadores abaixo do limiar de pobreza)

O relatório avança ainda que os jovens têm três vezes mais probabilidade de ficarem desempregados que a população adulta. 74,8 milhões de pessoas (12,7%) entre os 15 e os 24 anos estavam desempregadas em 2011 o que representa um aumento de 4 milhões face a 2007.

O documento recomenda que os governos coordenem medidas a nível global, reparem e regulem o sistema financeiro, estabeleçam medidas de estímulo ao emprego e incentivem o investimento do sector privado sempôr em risco a estabilidade orçamental. “O que é preciso é que a criação de emprego na economia real se torne a prioridade número um”, lê-se no relatório.

Ler Mais