Autoeuropa pára produção até 7 de Janeiro

Os trabalhadores da Autoeuropa iniciam hoje uma paragem de produção que se prolonga até 7 de Janeiro, para evitar despedimentos face à redução de encomendas, como já está a acontecer noutras empresas do Parque Industrial.

A administração da Autoeuropa garante que estas paragens de produção (downdays), que estão previstas no Acordo de Empresa, permitem evitar qualquer despedimento. A empresa garante ainda que, apesar da crise do setor automóvel, pretende manter os postos de trabalho em 2013.

Mais complicada é a situação de outras empresas do Parque Industrial da Autoeuropa, como a Faurecia, que já anunciou um despedimento colectivo de 92 trabalhadores, uma vez que se trata de uma unidade industrial que tinha a Autoeuropa como principal cliente e que também tem vindo a assistir a uma redução progressiva das encomendas.

A paragem da Autoeuropa durante um mês corresponde a um total de 11 dias de não produção, a que se juntam às habituais férias de Natal, sem quebras de remuneração para os trabalhadores.