![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2013/01/3ue_edit.jpg)
Balança de pagamentos europeia com superávit
Nos três primeiros meses do ano, os países da União Europeia conseguiram um superávit de 32,4 mil milhões de euros na balança de pagamentos na área de serviços, segundo o Eurostat.
O superávit da balança de pagamentos da União Europeia foi de 29,1 mil milhões de euros, ou 0,9% do PIB, no primeiro trimestre de 2013, face a um défice de 1,5 mil milhões de euros no período homólogo, revela a segunda estimativa rápida do instituto de estatística europeu Eurostat. Apenas relativamente ao sector dos serviços, o superávit foi de 32,4 mil milhões de euros.
Este superávit relativo às transacções de serviços foi originado pela área dos «”outros serviços empresariais”, o que inclui vários serviços empresariais, profissionais e técnicos (+15,3 mil milhões), serviços financeiros (+8,2 mil milhões), serviços de computação e informação (+5,5 mil milhões)», entre outros elementos, segundo o Eurostat.
No primeiro trimestre deste ano, a União Europeia investiu 37,5 mil milhões de euros noutros países, face a 70,7 mil milhões no período homólogo. O investimento directo do resto do mundo na UE foi de 35,2 mil milhões, face a 77,8 mil milhões no período homólogo.
Nos primeiros três meses de 2013, a conta-corrente da União Europeia registou um superávit com os Estados Unidos, de 29 mil milhões de euros, Suíça, com 15,9 mil milhões, Brasil, com 8,1 mil milhões, Hong Kong (+7,9 mil milhões), Canadá (+5 mil milhões) and Índia (+0,3 mil milhões).
Os 27 registaram, entretanto, um défice de conta-corrente com a China, de 25,7 mil milhões de euros, a Rússia (-18 mil milhões) e o Japão (-2,4 mil milhões).