![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/01/Antonio-Mendonca.jpg)
Bastonário da Ordem dos Economistas reeleito presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais
O bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça, foi reeleito para presidente do CNOP – Conselho Nacional das Ordens Profissionais.
É acompanhado, como vice-presidente, por Paulo Teixeira, bastonário da Ordem dos Solicitadores e agentes de Execução.
Para a mesa da Assembleia Geral, foram eleitas Maria de Jesus Fernandes, bastonária da Ordem dos Biólogos (presidente), Fernanda Almeida Pinheiro, bastonária da Ordem dos Advogados, e Liliana Sousa, bastonária da Ordem dos Nutricionistas.
Para o Conselho Fiscal, foram eleitos Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (presidente), Hélder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, e Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitectos (vogais).
Para António Mendonça, o mandato do triénio 2024-2026, passa por «defender o papel das Ordens Profissionais, enquanto instituições transparentes de defesa e garantia do exercício responsável, competente e ético, das profissões representadas, tendo sempre como referência a salvaguarda do interesse público», acrescentando que as Ordens Profissionais devem ser encaradas «como um factor sistémico de inovação e de dinamização económica e social».
Após a realização deste acto eleitoral, foi deliberado associar o CNOP às comemorações dos 50 anos de restauração da Democracia em Portugal, uma vez que 16 das 20 Ordens Profissionais existentes foram criadas após o 25 de Abril, e as restantes foram reconhecidas, à época, como bastiões da defesa dos direitos cívicos, durante o período do Estado Novo.