BCG identifica quatro estratégias (baseadas em dados) para atrair e reter talento

No âmbito dos resultados do estudo Decoding Global Talent 2024: How Work Preferences Are Shifting in the Age of GenAI, da Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o The Network e com o The Stepstone Group, a consultora global partilha quatro estratégias para as empresas atraírem e reterem talento.

 

O estudo inquiriu mais de 150 mil profissionais em 188 países, incluindo Portugal, sobre as suas preferências e prioridades.

Num mercado dinâmico onde as necessidades e preferências dos profissionais são muito diversas, as empresas que conseguirem corresponder às suas expectativas obterão vantagem competitiva na atracção e retenção de talento. Neste sentido, a BCG recomenda quatro estratégias:

 

Antecipar as necessidades dos profissionais

É importante que as organizações compreendam as dificuldades e carências dos colaboradores, prevendo, por exemplo, o impacto da tecnologia nos mesmos e desenvolvendo planos de requalificação e adaptação. Além disso, devem apostar numa gestão de recursos humanos que valorize competências e que não se foque apenas nas habilitações literárias, prestígio académico ou anos de experiência dos profissionais, garantindo um processo de selecção mais justo e inclusivo.

 

Atrair talento através da personalização do processo de recrutamento

As organizações devem definir um público-alvo e recolher dados sobre ele através de várias fontes – como inquéritos a novas contratações –  para personalizar o processo de recrutamento, enfatizando as características que tornam a organização única e apelativa. Este processo deve ser modernizado, com recurso à IA, de forma a potenciar a comunicação entre empresas e profissionais e a recrutar profissionais mais adequados para cada organização.

 

Reter e capacitar o talento

De forma a garantir que os profissionais se mantêm competitivos e aptos para acompanhar as alterações do mercado, as empresas devem adoptar novos modelos de formação orientados para a qualificação e requalificação. Dentro destes programas, é importante que as organizações promovam a adopção da IA Generativa, permitindo aos profissionais desenvolver tarefas com o auxílio da tecnologia, potenciando as suas capacidades.

 

Acompanhar e guiar os profissionais

As organizações devem promover uma comunicação transparente  com os profissionais sobre os impactos da tecnologia e de outras tendências que possam afectar a organização, envolvendo-os nas discussões e planeamento, e ajudando-os a gerir incertezas. Ademais, devem promover a felicidade e o bem-estar dos colaboradores através da implementação de flexibilidade horária, da promoção de um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e do fomento de boas relações no trabalho, visto que profissionais mais felizes tendem a ser mais produtivos e a manter-se mais tempo na organização.

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