Bem-vindos ao novo mundo da Gestão de Pessoas
Fernanda Barata de Carvalho, DRH da Accenture, e Pedro Ramos, DRH da Groundforce, debateram o futuro do sector na 1.ª edição dos Pequenos-almoços da Human Resources Portugal, perante uma plateia de mais de 50 profissionais da área.
A 1.ª edição dos Pequenos-almoços da Human Resources Portugal, um novo fórum de discussão para Gestores de Pessoas, contou com a apresentação do estudo da Accenture “The Future of HR”, que antecipa as tendências para o sector da Gestão das Pessoas para os próximos anos. E a principal conclusão do debate, entre outras que serão detalhadas na próxima edição da Human Resources Portugal, é que o sector de RH tem futuro – mas este será muito diferente do paradigma actual.
Neste evento, que contou com a presença de 50 profissionais da área de Gestão dos Recursos Humanos reunidos na FNAC Colombo, em Lisboa, Fernanda Barata de Carvalho identificou as tendências que marcarão o passo dos Gestores de Pessoas, numa 1.ª edição que teve ainda espaço para um momento de debate sobre os desafios que se apresentam para a área de Gestão de Pessoas num mundo cada vez mais globalizado e volátil. A moderação ficou a cargo de Pedro Ramos, director de RH da empresa de handling Groundforce.
A responsável identificou dez tendências que irão moldar os RH nos próximos tempos, configurando os principais vectores identificados pela análise feita junto de vários gestores de RH e as suas equipas provenientes dos EUA, Irlanda, Suécia, Bélgica, Reino Unido, Holanda, Brasil, Índia, Austrália e Singapura.
As próximas edições dos Pequenos-almoços da revista Human Resources Portugal decorrerão em Setembro, no Porto e em Lisboa, nos meses de Outubro e Novembro, em datas a anunciar oportunamente.
As dez tendências para o sector de RH:
- Aumento da utilização de recursos externos;
- Expansão do mapa global de talentos;
- Junção da Gestão de Talentos com a ciência do Comportamento Humano;
- Utilização dos media sociais como incentivo à democratização do trabalho;
- A influência da evolução tecnológica nos RH;
- O estímulo de uma organização ágil por RH;
- Gestão de cada um dos colaboradores como uma só força de trabalho;
- Identificação das competências em qualquer sítio e qualquer hora;
- Gestão de riscos e privacidade por parte de RH num mundo mais complexo;
- Aumento da acção de RH de forma a proporcionar as melhores experiências aos trabalhadores.