Benefícios reduzem custos e atraem talento

Segundo o relatório anual da Mercer, “Benefit Plans Around the world”, as empresas que adaptam os seus benefícios para dar resposta aos cortes nas finanças públicas sentidos no mundo inteiro, reduzirão os custos e ficarão em vantagem na luta pela atracção e retenção de trabalhadores.

Segundo José Manuel Mendinhos, Responsável da área de Benefícios da Mercer Portugal, após dois anos de crise económica e contenção salarial, existe, um maior reconhecimento por parte dos colaboradores em relação ao valor e à segurança dos seus benefícios.

“Uma das tendências evidentes nesta pesquisa, é a forma como as empresas estão a procurar ganhos de eficiência e optimização de recursos substituindo pagamentos em liquidez por outras formas de compensação, optimizando o custo para as empresas e o benefício recebido pelos colaboradores”, explica José Manuel Mendinhos.

De acordo com o relatório da Mercer, as empresas estão a reavaliar as suas políticas de gestão financeira e a tentar manter um controlo mais apertado sobre os planos, com vista a reagir rápida e adequadamente às condições de mercado e garantir que os níveis de tolerância de risco são cumpridos.