Boas práticas de DEI do Grupo Jerónimo Martins reconhecidas pelo Fórum Económico Mundial
O Programa Incluir, desenvolvido pelo Grupo Jerónimo Martins para promover a empregabilidade de grupos de pessoas em situação de desvantagem no acesso ao mercado de trabalho, foi reconhecido como uma iniciativa de excelência no domínio da Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) pelo Fórum Económico Mundial.
O Programa Incluir é um de oito case-studies, e o único de Portugal, em destaque no “Diversity, Equity and Inclusion Lighthouses 2025 Insight Report”, um relatório desenvolvido pelo Centro para a Nova Economia e Sociedade do Fórum Económico Mundial. Este documento tem por objectivos revelar e destacar iniciativas empresariais de grande impacto social, seleccionadas após análise por um painel de peritos, e partilhar boas práticas de DEI com líderes empresariais e do sector público espalhados pelo mundo.
Para Susana Correia de Campos, Employee Relations and Internal Social Responsibility Global director do Grupo Jerónimo Martins, «este reconhecimento por parte do Fórum Económico Mundial posiciona o Grupo Jerónimo Martins enquanto uma referência a nível global na implementação de boas práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão. Por outro lado, valida o percurso que tem desenvolvido de abordagem inclusiva em relação às comunidades a que pertencemos, assente na criação de oportunidades de emprego e de formação, e é um importante incentivo para o forte e contínuo envolvimento das equipas neste desígnio-chave, que tem contribuído para o reforço da cultura do Grupo e para o fortalecimento do espírito de equipa».
Criado em 2015, o Programa Incluir visa a promoção da empregabilidade de grupos de pessoas em situação de desvantagem no acesso ao mercado de trabalho, com destaque para pessoas com deficiência, migrantes e refugiados e pessoas em situação social de risco, através da melhoria das competências e da criação de oportunidades de emprego.
Desde a sua criação, o programa contou com mais de 1700 participantes, já proporcionou mais de 1000 oportunidades de trabalho e levou à contratação de mais de 800 pessoas pelo Grupo e suas Companhias em Portugal.
Mais de 2820 colaboradores do Grupo já receberam formação para assumir o papel de tutores e desenvolver o potencial de pessoas em situação de desvantagem. No âmbito deste programa, o Grupo Jerónimo Martins construiu mais de 100 parcerias com Organizações Não Governamentais (ONG) especializadas em inclusão social, para apoiar na identificação de potenciais candidatos, e concretizou mais de 500 adaptações técnicas das instalações da empresa para acolher pessoas com deficiência.
Os Centros Incluir, que o Grupo construiu de raiz em Lisboa e no Porto, materializam o propósito da iniciativa. Estes Centros funcionam com base numa metodologia de formação e desenvolvimento, customizada para cada formando e adaptada às funções que podem ser desempenhadas em cada um dos negócios do Grupo.
A primeira fase da formação decorre em sala, com treino de competências comportamentais e relacionais e simulação prática de tarefas numa área do Centro Incluir, onde foi construída uma loja-escola. Segue-se uma segunda fase para formação prática em contexto de trabalho, com o suporte de tutores – colaboradores responsáveis pelo acompanhamento e desenvolvimento de cada formando no local de trabalho – e da equipa de Inclusão. Concluídas estas duas fases, os formandos estão preparados para serem contratados pelas Companhias do Grupo.