Bruxelas incentiva emprego jovem
“O teu primeiro emprego EURES” é um projecto-piloto da Comissão Europeia que pretende ajudar os jovens a encontrar empregos noutro país da União Europeia. Numa primeira fase, a iniciativa pretende melhorar a mobilidade de cinco mil jovens, de acordo com um comunicado enviado à comunicação social.
Os jovens entre os 18 e 30 anos vão receber informações sobre recrutamento, “para além da possibilidade de apoio financeiro para a respectiva candidatura ou formação”, continua o comunicado.
Por já, segundo a Comissão, há quatro serviços de emprego no terreno, na Alemanha, Espanha, Dinamarca e Itália, com o intuito de ajudarem os jovens a procurar e, lá está, encontrar trabalho noutros Estados-membros.
Os candidatos poderão receber entre 200 a 300 euros sempre que viajarem para outro país para uma entrevista de emprego e cerca de 900 euros caso tenham de se mudar para iniciar o novo contrato. Também as pequenas e médias empresas, que na lógica europeia têm até 250 funcionários, podem solicitar apoio financeiro para cobrir parte do custo de formação, nomeadamente linguística, dos trabalhadores recém-recrutados.
Numa primeira fase, este programa beneficia de quatro milhões de euros. Mas são esperados dois novos reforços no futuro, para ajudar a recrutar mais 3500 jovens.
Mais informações