Burnout: como evitar casos de esgotamento na sua empresa?

«Os líderes empresariais têm a responsabilidade de desencorajar o excesso de trabalho para evitar o burnout.» Quem o diz é Alistair Cox, CEO da Hays, que partilha três dicas para ajudar os empregadores a evitarem casos de esgotamento profissional nas suas empresas. 

 

De acordo com o responsável, os empregadores devem ajudar os colaboradores a alcançar um relacionamento mais positivo, equilibrado e saudável com o trabalho. «É importante que os lideres empresariais sejam os principais exemplos e que estabeleçam uma vida mais equilibrada, dando prioridade à saúde física e mental», alerta.

Alistair Cox faz notar que «o medo de se ser substituído, seja por um robô ou por um humano que entendamos que seja mais talentoso e que trabalhe mais do que nós, é muito real» podem levar a que um colaborador trabalhe demasiado. «Para contrariar este sentimento de insegurança, sentimos que precisamos de trabalhar mais, de nos responsabilizarmos mais e de alcançarmos mais do que qualquer outra pessoa», continua.

Recorde-se que, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a incluir, este ano, a lista de doenças o burnout, estado de esgotamento físico e mental causado pela actividade profissional. Os síntomas, segundo a OMS, incluem sensação de esgotamento ou falta de energia, sentimentos negativos relacionados com trabalho e, ainda, pouca eficácia.

Para ajudar os líderes a evitar casos de burnout nas suas empresas, o responsável partilha três dicas:

1. Pensar no impacto das acções
Por vez, poderá ter que trabalhar até tarde ou até mesmo no fim de semana. Mas, como líder, não deve esperar o mesmo da sua equipa. Por exemplo, tente agendar os seus e-mails para serem enviados durante o horário de trabalho, para que os colaboradores não se sintam obrigados a responder ou a trabalhar fora do horário laboral.

 

2. Gratificar a qualidade do trabalho, não a quantidade de horas trabalhadas
Analise como mede o sucesso, avalia e selecciona os potenciais colaboradores a serem promovidos. Da mesma forma, tente elogiar abertamente e publicamente colaboradores que não trabalham em demasia e que estão completamente comprometidos com a empresa.

 

 3. Incentivar a equipa a tirar realmente férias
Incentive os membros da sua equipa a utilizar todos os dias de férias a que têm direito e exija que não respondam a e-mails ou telefonemas profissionais durante esse período. Incentive-os a fazerem pausas e desencoraje o almoço à frente dos computadores.

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