Características essenciais para chegar ao topo

Segundo o estudo Career Advisory Board, são os profissionais que ambicionam os cargos mais elevados na hierarquia que mais falham nas características essenciais para lá chegar.

Segundo os profissionais de recrutamento e selecção inquiridos no estudo, apenas 14% dos recrutados têm todas as características pretendidas.

No total, foram entrevistados 540 profissionais de RH e 734 pessoas em diferentes escalões profissionais, lê-se na revista brasileira Exame.

As características essenciais que a maioria dos profissionais revelou ainda ter de trabalhar:

Visão estratégica: Para os profissionais de RH esta característica recebe 78 pontos de importância, enquanto os profissionais se avaliam com 21 pontos. A lacuna representa 57 pontos de diferença.

Visão global: a maioria dos profissionais revela não estar preparado no que diz respeito a conhecer os diferentes mercados e a saber responder a situações de complexidade crescente. A diferença sobre a importância deste item entre profissionais de RH e candidatos é de 47 pontos.

Perspicácia: pensamento rápido e leitura antecipada das situações é outras das falhas. A diferença de pontuação atinge os 45 pontos.

Capacidade de Networking: saber criar redes de contactos não apenas é importante para a carreira pessoal, mas também para a evolução dos negócios. Há 15 pontos de diferença entre a avaliação de quem recruta e de quem é recrutado

Auto-motivação e produtividade: os profissionais de médio e alto escalão já têm a capacidade de se manter produtivos, mesmo sem a pressão das chefias. No entanto, nos profissionais menos experientes a diferença entre a avaliação que fazem desta sua capacidade e a importância dada por quem está responsável pelo recrutamento e selecção é de 11 pontos

Relações interpessoais: A capacidade de estabelecer relações apresenta um diferença de 5 pontos entre os profissionais mais novos e de 8 pontos entre os profissionais mais experientes

Para mais informações, consulte http://careeradvisoryboard.com/study-reveals-skills-disconnect-between-job-seekers-companies

Ler Mais