Carlos Nogueira é o novo presidente da CP
Carlos Gomes Nogueira, antigo administrador da Groundforce, foi nomeado pelo Governo para o cargo de presidente do Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal, substituindo Manuel Queiró no cargo.
O anúncio foi feito pelo Ministério do Planeamento e Infra-estruturas, em comunicado. O nome de Carlos Nogueira foi indicado à Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP), tal como o dos dois administradores que o acompanharão no mandato 2017-2020: Sérgio Abrantes Machado e Ana dos Santos Malhó.
Carlos Gomes Nogueira, que conta com mais de 30 anos de experiência, é licenciado em Gestão de Empresas pelo ISCTE e estava até agora na Europartners, empresa especializada no desenvolvimento, inovação e reestruturação de empresas. De 2011 a 2014 integrou a administração da Groundforce, empresa de “handling” nos aeroportos.
Passou ainda por empresas como a BDO, o Banco Pinto & Sotto Mayor, a Lusotur, a Altitude Software e pelo grupo Banif. Foi também fundador e dirigente da Confederação do Turismo Português e é professor auxiliar convidado do ISCTE-IUL, integrando ainda o conselho directivo.
Segundo o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, a nova direcção da CP terá «como prioridades o desenvolvimento de uma política que contribua para a coesão territorial do país, a renovação estratégica do material circulante e a reestruturação orgânica da empresa».
Veja também estas notícias.