CEO da Shopify: «Estou em casa todos os dias às 17h30»

À frente de uma empresa avaliada em 48 mil milhões de dólares (43 mil milhões de euros), Tobi Lutke não acredita que sejam precisas 80 horas semanais de trabalho para se ser produtivo e ter sucesso. O CEO da plataforma de comércio electrónico Shopify diz estar em casa todos os dias às 17h30.

Num conjunto de publicações no Twitter, Tobi Lutke aproveita para explicar de uma vez só dois temas: por um lado, como é que a Shopify cresceu tanto e, por outro, se é preciso ou não trabalhar 80 horas por semana. O responsável começa por contar que nunca trabalhou uma noite inteira e que as únicas vezes que dedicou mais do que 40 horas numa semana ao trabalho tiveram por base a sua vontade em fazê-lo. Precisa de cerca de oito horas de sono por noite, tal como toda a gente – quer admitam ou não.

No que ao trabalho criativo diz respeito, Tobi Lutke também é directo: acredita que cada pessoa tem apenas aproximadamente cinco horas de criatividade por dia. Na Shopify, pede que os colaboradores canalizem quatro dessas horas para a empresa.

O CEO da Shopify admite ainda que algumas pessoas, incluindo o próprio, precisam de mais algum tempo até que a criatividade chegue: «Agora mesmo, estou a procrastinar no Twitter em vez de escrever a minha palestra, por exemplo.» E está tudo bem com isso, assegura, acrescentando que não somos robôs.

«Estou em casa todos os dias às 17h30. Não viajo aos fins-de-semana. Jogo videojogos sozinho, com os meus amigos, e cada vez mais com os meus filhos. O meu trabalho é incrível, mas também é apenas um trabalho. A família e a saúde pessoal estão mais acima na minha lista de prioridades», afirma.