Cinco tendências que definem o novo consumo

Actualmente as empresas de produtos de consumo enfrentam diversos desafios, não só tecnológicos, económicos ou sociais, mas sobretudo a rápida mudança nos hábitos de consumo. Assim, os especialistas da Stratesys, detectaram cinco tendências-chave neste sector, com principal foco para a experiência do cliente.

 

Hiperpersonalização do produto, promoções e recomendações, assim como de uma experiência em todo e qualquer ponto de contacto do cliente com a marca. A principal objectivo passa por conseguir oferecer experiências únicas e personalizadas, de modo a fidelizar o cliente. Sendo que só será possível se houver um conhecimento profundo dos consumidores, através de uma análise eficaz dos dados, de estratégias de marketing, por exemplo baseadas nas redes sociais, através da utilização de novas tecnologias, como experiências de compra imersivas.

 

Saúde e Bem-estar: Os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos que promovam a saúde e o bem-estar. As empresas de produtos de consumo consideram os benefícios funcionais desde a concepção, formulação e desenvolvimento do produto. Recorre-se à nutrição personalizada, à tecnologia alimentar, à integração ou combinação com wearables, etc.

 

Localização geográfica: Os consumidores procuram produtos e experiências locais que reflitam a sua cultura e comunidade. A ideia é compreender as culturas e as tendências locais, a fim de adaptar os produtos e as estratégias em conformidade. São aplicáveis técnicas de análise de dados geo-localizados e um marketing culturalmente sensível.

 

Subscrição e Associação: Os modelos de subscrição oferecem aos consumidores uma forma mais flexível e sustentável de consumir produtos e serviços. As empresas exploram estes modelos para criar novas oportunidades de negócio e gerar receitas recorrentes, oferecendo valor e também exclusividade aos membros do programa, fidelizando, mais facilmente, os clientes.

 

Crescimento do e-commerce: Grande parte do crescimento deste setor é resultante da comunicação nos canais diretos ao consumidor. O e-commerce assume uma posição relevante na adaptação à crescente preferência pelas compras realizadas online. Devido a esta evolução, tanto tecnológica como sociológica, as opções B2C e B2B2C começam a ser desenvolvidas por plataformas de e-commerce, marketplaces integrados com entregas ao domicílio e logística de ponta.

Ler Mais