Cinco tendências que vão marcar as estratégias de Marketing das empresas

O ambiente empresarial está em constante evolução, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças no comportamento dos clientes e pela crescente valorização de práticas éticas e sustentáveis. A Martech Digital, agência de Marketing e Comunicação focada no mercado B2B, destaca algumas das principais tendências que vão marcar as estratégias de marketing das empresas em 2025.

 

1. O novo Go-to-Market
O modelo Go-to-Market (GTM) está a evoluir para uma abordagem mais dinâmica e centrada no cliente. A integração entre vendas, marketing e apoio ao cliente é agora essencial para oferecer experiências consistentes e personalizadas através de estratégias de marketing de conteúdo. Baseado no framework “Winning by Design”, o GTM divide-se em cinco etapas fundamentais: descoberta, adaptação, aquisição, retenção e expansão.

 

2. TikTok e o Shoppertainment: entretenimento como estratégia de venda
O TikTok, outrora reconhecido por desafios e danças virais, está a evoluir como uma ferramenta poderosa para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). O conceito de shoppertainment – que une entretenimento e comércio – permite que as empresas eduquem, interajam e convertam públicos através de vídeos criativos e dinâmicos, permitindo alcançar resultados comerciais concretos.

Desta forma, o papel do CEO está também em transformação. Mais do que um líder estratégico, torna-se um influenciador, e deve personificar os valores e a visão da empresa. Criar conteúdos autênticos que ressoem com as suas comunidades, é um caminho para fortalecer relações e construir autoridade.

 

3. E-commerce B2B: o futuro das conexões empresariais
O comércio electrónico no setor B2B está a transformar-se para plataformas integradas que facilitam as transações, mas também criam ecossistemas completos de interacção entre fornecedores, distribuidores e clientes.

Com dados personalizados e experiências simplificadas, essas soluções geram sinergias e agregam valor em toda a cadeia. O marketing irá desempenhar um papel central, actuando como um maestro que orquestra estas conexões. O objectivo dos marketers deve ser garantir o crescimento sustentável de todos os envolvidos, promover a inovação e a eficiência.

 

4. Zero Click Marketing
Uma das maiores mudanças previstas é a ascensão do Zero Click Marketing. Ao optimizarem os conteúdos para aparecerem directamente nos resultados de pesquisa, esta abordagem maximiza a presença online das empresas que não dependem que o utilizador clique no link dos artigos. Para optimizar os websites e lidar com o impacto do zero-click search, as empresas devem ajustar as suas estratégias de SEO e a optimização de conteúdo.

 

5. ESG como necessidade estratégica
A sustentabilidade e responsabilidade social deixaram de ser apenas conceitos para se tornarem práticas empresariais indispensáveis. A Martech Digital acredita que iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG), serão determinantes para construir reputação e conquistar a confiança de parceiros e clientes.

Ler Mais