Cinco tendências que vão redefinir as estratégias de recrutamento em 2025

Com o início do novo ano, surgem novos desafios e oportunidades no sector do recrutamento. Num cenário em constante evolução, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças no mercado de trabalho e expetativas crescentes dos profissionais, é fundamental uma adaptação a novas tendências para atrair e reter o melhor talento. Assim, a Olisipo, empresa portuguesa no sector de recrutamento, outsourcing e formação, partilha cinco tendências que irão redefinir as estratégias de recrutamento este ano.

São elas:

1. Inteligência artificial generativa
A inteligência artificial generativa (GenIA) está a transformar a forma como as empresas identificam, atraem e selecionam talento. Segundo especialistas do sector, a sua utilização oferece oportunidades na identificação mais rápida de candidatos, na interacção com os mesmos e na agilização de processos de selecção, afirmando-se como uma competência essencial no recrutamento e comparável a saber utilizar a internet ou falar inglês.

 

2. Outsourcing e gestão de talento
De acordo com um estudo da Deloitte, o outsourcing oferece diversas vantagens. Embora a redução de custos continue a ser um fator determinante para as empresas apostarem nesta estratégia, a dificuldade em encontrar os colaboradores necessários para manter algumas funções específicas internamente é a razão que mais tem crescido. Assim, ao delegarem o recrutamento a profissionais especializados, as empresas conseguem ajustar as suas necessidades de forma flexível, manter o foco nas atividades principais do negócio e garantir uma gestão mais eficaz do talento, respondendo às necessidades de cada pessoa.

 

3. Recrutamento baseado em competências e dados
Se por um lado, os candidatos esperam processos de recrutamento personalizados, que valorizem as suas competências e proporcionem uma experiência positiva desde o primeiro momento, por outro o uso de dados para tomar decisões informadas está a transformar o sector. Estudos mostram que as organizações que adotam este tipo de abordagens, têm 107% de probabilidade de alocar o talento de forma eficaz, promovendo a criação de equipas preparadas para desafios futuros.

 

4. Imagem de marca da empresa
Num mercado cada vez mais competitivo, investir na imagem de marca da entidade empregadora tornou-se indispensável para atrair e reter talento. Destacar a cultura organizacional, os valores e os benefícios através de estratégias de marketing, por exemplo, ajuda a consolidar a reputação da empresa. Para além disso, fomentar a confiança dos colaboradores através de uma comunicação clara e de auscultação é fundamental para os envolver e promover a sua participação na definição de acções, reforçando o seu vínculo e compromisso com a empresa.

 

5. Diversidade, igualdade e inclusão
As empresas estão cada vez mais comprometidas na criação de ambientes de trabalho inclusivos e diversos, implementando políticas e práticas que promovam equidade e inclusão. Estas iniciativas impulsionam não só o desempenho financeiro, mas contribuem também para atrair e reter profissionais qualificados. Em resposta às expectativas de um mercado mais consciente, organizações que, em 2025, adoptem estas estratégias estarão melhor posicionadas para construir equipas mais competitivas e inovadoras.

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