Colaboradores reais com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento chegam ao metaverso. Portugal é pioneiro

No dia em que celebrou o primeiro aniversário da loja de Cascais, o Café Joyeux abriu portas no mundo virtual, com o lançamento no metaverso. O objectivo deste novo canal passa por chegar às camadas mais jovens da população e abraçar as novas tendências que estão a moldar o futuro.
Portugal é pioneiro neste projecto, desenvolvido pela agência de inovação Instinct e alojado na plataforma Spatial.
A partir de agora, qualquer pessoa poderá aceder ao metaverso do Café Joyeux através do site. Para tal, apenas terá de criar um avatar ou entrar anonimamente, com um avatar aleatório.
Neste espaço virtual, os visitantes serão recebidos por équipiers, interpretados por colaboradores reais com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento (DID), que lhes dão a conhecer a missão, e aqui vão poder pedir um café, conversar com outros avatares, fazer donativos, descobrir produtos que podem encomendar para o mundo real ou aceder à loja virtual, onde podem comprar equipamentos para os seus avatares.
O metaverso do Café Joyeux está disponível em português, francês e inglês, através do desktop, tablet, smartphone ou de óculos de realidade virtual. O vídeo de apresentação está disponível aqui.
O metaverso tem ganho expressão junto das Gerações Z e Alpha. Segundo um estudo recente da GEEIQ’s*, os jovens abaixo dos 25 anos já começam a ter mais engagement nas plataformas de metaverso (180 minutos por dia) do que nas redes sociais (107 minutos por dia).
O Café Joyeux abriu o seu primeiro espaço em Portugal em 2021 e conta já com quatro cafés-restaurantes nos concelhos de Cascais e Lisboa – em São Bento, no Parque das Nações (edifício Ageas), em Cascais e em Telheiras (Natura Towers- Cofidis), empregando um total de 30 colaboradores com DID.