Comissão Europeia destaca “sólido emprego” e “elevado nível” da economia em Portugal. E desvaloriza revisão em baixa do crescimento do PIB em Portugal

A Comissão Europeia sublinhou o «crescimento sólido do emprego» e o «elevado nível» de actividade económica em Portugal, desvalorizando a ligeira revisão em baixa para 2024, que se enquadra num abrandamento do Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro.

«É claro que os desafios existem, mas vemos em Portugal um crescimento sólido do emprego e, no quadro geral, […] o facto de a União Europeia ter evitado a recessão é positivo, assim como o facto de alguns países como Portugal continuarem a registar um elevado nível de crescimento [da economia]», disse o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni.

Falando em conferência de imprensa em Bruxelas, no dia em que a instituição projectou um crescimento económico para Portugal de 1,2% em 2024 e 1,8% em 2025 nas previsões económicas de Inverno, Paolo Gentiloni justificou que o abrandamento da economia portuguesa se relaciona com o «abrandamento em toda a região».

Ainda assim, o PIB de Portugal «ainda está a crescer a um ritmo forte», adiantou o responsável europeu da tutela, respondendo a questões da Lusa.

Questionado na ocasião sobre os protestos dos agricultores da UE, em países como Portugal, o comissário europeu da Economia disse não antever, «no horizonte, qualquer perturbação da cadeia de abastecimento resultante desta situação».

«Enquanto Comissão, estamos a ouvir e a agir em relação às questões que nos chegam dos agricultores», concluiu o responsável.

A Comissão Europeia prevê que o PIB português cresça 1,2% em 2024 e 1,8% em 2025, uma revisão em baixa de uma décima para este ano, mas acima da média da zona euro e da União Europeia (UE).

Nas previsões económicas de Inverno, contudo, Bruxelas coloca Portugal, entre os países da moeda única, com o segundo maior abrandamento do ritmo de crescimento entre 2023 e 2024 (1,1 pontos percentuais), apenas ultrapassado por Malta (1,5 pontos percentuais).

O executivo comunitário prevê que o crescimento do PIB português passe de 2,3% em 2023 para 1,2% em 2024 e 1,8% em 2025, quando nas previsões de Outono projectava um crescimento para 2024 de 1,3%.

Também hoje a instituição reviu em baixa, pela terceira vez consecutiva, as perspectivas de crescimento da economia da zona euro, para 0,8% este ano na zona euro e 0,9% na UE, um «crescimento modesto» que recupera em 2025.

Ler Mais