Comissão Europeia promove qualificação de gestores de projectos europeus

O Projeto ComPM – Competências para Gestores de Projectos Europeus (www.compm-project.eu), com final previsto para Dezembro de 2013, trabalhará sobre a necessidade de aumentar a eficiência na gestão dos fundos europeus através da melhoria da qualidade da formação dos gestores de projectos europeus e da optimização das suas competências.

O Projecto está já em implementação em Portugal e dotará os gestores de projectos europeus de competências e conhecimentos para uma maior e melhor participação nos projectos transnacionais implementados com recurso a fundos europeus.

O ComPM surge, assim, como resposta à conjuntura actual, caracterizada por uma crescente procura por novas qualificações para gerir projectos inovadores de natureza transnacional.

Nesse sentido, o projecto visa o envolvimento activo dos gestores de projectos transnacionais financiados por fundos comunitários que, nesta fase, são convidados a responder a um questionário online, cujos resultados permitirão definir um perfil de competências do gestor de projectos europeus, do qual constarão as competências-chave ao desempenho da função de gestor de projectos europeus. Posteriormente, e com base no perfil definido, o ComPM prevê o desenvolvimento de um programa formativo dirigido a gestores de projectos, assim como a promoção de sessões formativas destinadas ao mesmo target.

O ComPM é apoiado pela Comissão Europeia, através do programa Leonardo da Vinci, e resulta do trabalho conjunto de vários países europeus – Polónia, Portugal, Bélgica, Eslovénia e Itália – estando a sua coordenação em território nacional à responsabilidade da INOVA+, uma consultora em gestão da inovação .