Como alcançar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é, mais do que um direito, uma prioridade. Num mundo laboral em mudança, com jovens e adultos com cada vez mais paixões e desejo de explorar áreas diferentes, o trabalho não pode tirar qualidade de vida às pessoas.

Todos já passamos por uma fase em que a vida pessoal e profissional se sobrepõem. No entanto, quando esse comportamento é uma constante na nossa vida algo está errado, alerta o site empregosalvadorcaetano.pt. Mais do que nunca falamos em saúde mental e na importância de priorizarmos o nosso bem-estar. É certo que não podemos ser bons profissionais, se não estivermos bem, nem cuidarmos de nós. É por isso que é fundamental existir um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Com as mudanças da sociedade e do mundo do trabalho, as nossas rotinas são fortemente impactadas. Surge uma pressão para sermos bons em todos os papéis que assumimos, que nem sempre é possível cumprir devido à falta de equilíbrio. Este desequilíbrio revela-se em consequências preocupantes para a nossa saúde física e mental. Qual é o impacto desta falta de equilíbrio?

Consequências da falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional
A ausência de equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um problema em crescimento. Por maior que seja a vontade de construir uma boa carreira, a paixão pelo trabalho não pode sobrepor-se à nossa qualidade de vida. É claro que sacrifícios são necessários para alcançarmos os nossos objetivos. Mas há limites que, quando ultrapassados, trazem consequências graves. Alguns efeitos podem ser irreversíveis. Por isso, mais vale evitá-los. Para isso, é preciso conhecer essas consequências:

– Depressão, ansiedade, burnout
– Stress
– Problemas nas relações familiares
– Problemas nas relações sociais
– Falta de tempo
– Quebra na produtividade
– Problemas físicos
– Dor na lombar, dores de cabeça, tendinites, dores musculares, etc.
– Outras doenças

Com a introdução crescente das novas tecnologias no trabalho e a tendência a estarmos sempre ligados é fácil que o trabalho esteja cada vez mais presente na nossa vida pessoal. Mas é preciso saber quando dizer “Basta!” e separar o tempo dedicado a cada área da nossa vida. Nem tudo depende de nós e o paradigma tem de mudar. Mas… como?

É preciso mudar para alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
A mudança é essencial para atingir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Aliás, as pessoas já estão a mudar, é preciso que o mundo do trabalho acompanhe a mudança. Num estudo recente da Randstad Employer Brand, descobriu-se que os portugueses já não consideram a estabilidade de carreira, como prioridade, numa decisão de emprego. Aspetos como equilíbrio entre vida pessoal e profissional são prioritários para as pessoas. A qualidade de vida reflecte-se na produtividade. Nesse sentido, o seu emprego tem de respeitar as suas prioridades pessoais e profissionais e ser cada vez flexível e adaptável a diferentes cenários.

Afinal, ninguém pode viver exclusivamente para o trabalho. Por isso, é preciso mudar. A mudança nem sempre depende só de nós. Há muito que pode fazer por si, mas as empresas também precisam de mudar para permitir o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

O que as empresas podem fazer?
Mudança é a palavra de ordem e devem acontecer gradualmente! As empresas devem estar cada vez mais atentas à questão flexibilidade e ter como prioridade os colaboradores.

Não há dúvidas! O paradigma tem de mudar em prol do equilíbrio na vida das pessoas. Afinal, colaboradores felizes são colaboradores produtivos. Mas, será que é possível ter uma vida mais plena e equilibrada, com tempo para si e para o que mais gosta? Nós acreditamos que sim! Descubra como alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Como alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
Já vimos que há muito que as empresas podem fazer em prol do equilíbrio. Mas, o que pode fazer por si? Bom, a sociedade tem mudado a um ritmo alucinante e isso tem implicações no dia-a-dia de cada um de nós. Há que saber parar e tirar tempo para nós. A pressão para sermos bons em todos os papéis de vida que assumimos é enorme e a gestão nem sempre é fácil. Siga as nossas dicas e comece a sentir um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

1. Aprenda a dizer “não”
“Não” é uma palavra sagrada, que pode mudar o seu dia-a-dia. Não deve ter de realizar tarefas apenas porque se sente culpado ou obrigado a tal. É importante reconhecer os limites e não permitir que ninguém os ultrapasse. Assim, vai conseguir mais tempo para o que gosta de fazer e vai sentir-se mais tranquilo durante o trabalho.

2. Faça uma boa gestão do tempo
É importante manter a organização, através do método que melhor resulte para si. Defina as suas prioridades e foque-se nelas. Prove que trabalha melhor, em pouco tempo e que não precisa de trabalhar tanto para ser produtivo. Pode definir tempo de concentração para si, tempo para reuniões, tempo para si, esquecer o trabalho ao fim de semana e preparar-se para qualquer imprevisto que possa surgir.

3. Cuide de si
Guarde todos os dias um tempo para cuidar de si. Assim vai preservar a sua saúde mental e física, ao incluir actividades que lhe dão prazer.

4. Passe tempo com quem mais gosta
Para além de definir as suas actividades favoritas, para incluir na rotina, deve definir tempo da sua semana para estar com as Pessoas que mais gosta. Se for necessário, defina na sua agenda um bloco de tempo dedicado a essas pessoas. Tempo com a família e amigos é tempo de qualidade que vai contribuir para melhorar a sua motivação e produtividade.

5. Inclua exercício físico na sua rotina
Não há dúvidas da importância do exercício físico. Mexer o corpo faz bem e recomenda-se! Por isso, deve tentar fazer algum tipo de actividade física diariamente. Para além de fazer bem à saúde, melhora a criatividade e mantém a mente ativa.

6. Mantenha a positividade
Nunca se esqueça de manter uma atitude positiva. É claro que há dias maus e nem sempre tudo corre bem. Mas pensar positivo é meio caminho andado para lidar com os problemas do dia-a-dia. Se a felicidade parecer difícil de alcançar e se os dias maus são uma constante, talvez esteja na hora de mudar. Saiba como alcançar a felicidade no trabalho e vá atrás do seu emprego de sonho.

São vários os pequenos passos que pode incluir na sua rotina para alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. As vantagens são muitas, quer para os colaboradores, quer para as empresas. Descubra porque deve começar já a procurar este equilíbrio:

Vantagens do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Para os colaboradores:
– Aumenta a felicidade e a satisfação
– Melhora o desempenho e a produtividade
– Permite melhor gestão de tempo
– Aumenta a motivação e sentimento de pertença

… e muito mais!

Para as empresas:
– Aumenta a dedicação dos colaboradores perante a empresa
– Aumenta os níveis de produtividade
– Diminui a percentagem de absentismo
– Mais atractivo para futuros colaboradores
– Valorização da empresa no mercado de trabalho

… e muito mais!

 

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