Como comunicar com os colaboradores em alturas de crise?

Numa altura em que é recomendado o isolamento social, e a quarentena voluntária, é expectável que as empresas tenham de mudar, além de muitas outras coisas, a sua estratégia de comunicação.

 

A Sendit, empresa especialista em soluções para comunicação digital, deixa algumas sugestões para reforçar a comunicação. Dos colaboradores aos clientes das mais variadas áreas, há mensagens importantes a transmitir.

Recursos Humanos: Devem manter uma comunicação próxima e efectiva junto dos seus colaboradores. Por exemplo, envio de recomendações, planos de contingência, alterações aos processos no processamento de salários/despesas, agradecimento pelo esforço e dedicação.

Marketing: Comunicar conteúdos relevantes, disponibilizar material de apoio às suas equipas, alterar processos existentes (como prazos de pagamento, apresentação de comprovativos, aumento do prazo de garantia), lançamento de produtos estratégicos, alterações no horário e no stock.

Turismo: Utilização de mecanismos digitais para validação das entradas nos espaços que ainda estão abertos ao público, criação de vouchers, comunicação constante com o cliente, disponibilização de informação.

Ecommerce: Devem assegurar comunicação constante com o cliente, envio de sms ou email para confirmação da operação, tracking da encomenda, validação de titularidade. Parceria com empresas de serviços de entrega.

Entidades Públicas/Saúde: É importante apostar na optimização e profissionalização de processos, com a adopção de novos métodos de atendimento e comunicação, como por exemplo a implementação de atendimentos telefónicos automáticos, o envio de resultados por sms ou o recurso a novos métodos de pagamento.

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