Como construir equipas de alto rendimento?

1HRbreakfast2014Este é o tema do próximo pequeno-almoço Human Resources Portugal, marcado para dia 26 de Março, das 10h às 12h, na FNAC Colombo, em Lisboa. Com apresentação de Tiago Forjaz (MighT), moderação de Maria João Martins (My Change), e workshop Sfori.

O paradigma das organizações mudou. Hoje e cada vez mais as empresas têm de equilibrar a excelência na execução com a sinergia da colaboração na equipa. No entanto, nunca esteve tão evidente como hoje a falta de informação sobre as regras da constituição de uma equipa de alto rendimento.

Sabe-se que ao reunirmos um conjunto de pessoas não temos logo uma equipa e que o seu desenvolvimento prende-se com diversas dinâmicas. No próximo pequeno-almoço debate da revista Human Resources Portugal, no dia 26 de Março, na Fnac Colombo, em Lisboa, vamos descortinar o poder da colaboração, como se caracteriza uma equipa vencedora, o que a distingue, se há um padrão de actuação, como se gere, o que a move, os principais indicadores que condicionam o compromisso emocional, entre outras questões centrais como o papel da liderança.

Tiago Forjaz, Chief Dream Officer at MighT- A New Talent World, irá ilustrar a magia da colaboração e os princípios base da construção de uma equipa de alto rendimento. «Se até aqui todos insistem em investigar e investir na qualidade dos membros dessa equipa, poucos percebem a importância das relações entre esses membros e convocá-los de forma correcta a trabalharem com protocolos adequados aos princípios de colaboração», sublinha.

À exposição, seguir-se-á um debate, aberto a contribuições da plateia, moderado por Maria João Martins, partner da My Change e conselheira editorial da Human Resources Portugal. De acordo com a sua experiência, também partilhará, em contexto informal, oito principais atributos do sucesso das equipas de Alto Rendimento e que «os resultados existem normalmente quando estamos perante uma elevada maturidade na gestão de talentos, da diversidade e da autonomia».

Filipe Ferreira e Alexandre Real, partners da SFORI, fecham o quarto Pequeno-Almoço com o workshop “Laboratório de Alta Performance”. O desafio consistirá em operacionalizar um processo de comunicação, de suporte à realização de uma tarefa, existindo um conjunto de obstáculos à passagem da mensagem. «Será no fundo uma amostra do nosso dia-a-dia, transformada numa actividade experiencial. Com esta dinâmica comportamental, desafiaremos os participantes a treinarem e a desenvolverem um conjunto de aspectos fulcrais no sucesso de qualquer equipa de elevado desempenho como a comunicação, interdependência, escuta activa, cooperação e trabalho de equipa», garantem.

Estes pequenos-almoços, com a colaboração da Fnac, Galileu, Kelly Services e Mindcoach, contarão com mais ciclos de palestras gratuitas, mediante convite, em 2014, sobre temáticas diferentes, dirigidas sobretudo a profissionais e aspirantes/estudantes da área de Gestão de Pessoas. O objectivo é o de criar networking, estimular a aprendizagem e o debate e contribuir para o enriquecimento da área de Gestão de Pessoas.

Ler Mais